Eventos, Música

Coletivo Senzala Hi-Tech lança hoje videoclipe afrofuturista e ancestral na Matilha Cultural


12976970_506365682905376_5595655782097928471_o

O coletivo Senzala Hi-Tech convida os leitores do portal Todos Negros do Mundo, para a festa de lançamento do videoclipe “Baile da Meia-Noite” que acontecerá hoje, dia 15 de abril, na Matilha Cultural com entrada gratuita para todos.

Com clima de terreiro e pista de dança, realidade e realismo fantástico, mais um caldeirão de referências da cultura afro-brasileira pela ótica de seus agitadores contemporâneos, o coletivo Senzala Hi-Tech lança o videoclipe da música Baile da Meia-Noite, carro-chefe do EP que leva o nome da banda.

O videoclipe tem a assinatura dos cineastas Gabriel Ribeiro e Ciro Neves, do Instinto Coletivo. No elenco do clipe estão as irmãs bailarinas Natasha Virgílio e Ísis Virgílio, Felix Pimenta, Flip Couto e Márcio Alves. As locações incluíram áreas públicas da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista e o Terminal Vila Madalena. Além de um espaço que merece destaque especial: a Fazenda Roseira, em Campinas.

Sede do Jongo Dito Ribeiro, essa antiga fazenda de café, fundada em 1850, foi ocupada pela comunidade organizada como núcleo de resistência e luta, e hoje funciona como casa de cultura. Nas mãos dos descendentes dos negros escravizados, a casa grande agora segue os rumos ditados pela própria comunidade negra, que descobriu sua força e capacidade de criar suas próprias narrativas. O mesmo ocorre no videoclipe Baile da Meia-Noite: músicos, diretores, elenco e equipe técnica são negros que, a exemplo do Jongo que ocupou a fazenda, querem estabelecer a ocupação preta na cultura e na sociedade.

Misturando tambores, dança, figurino afrofuturista e tecnologia, o enredo cria uma atmosfera mística e onírica, que começa em um dia comum e conduz a um mergulho na ancestralidade. No final, um novo começo: seja o da compreensão ampliada no presente, seja o de novos projetos em gestação.

Senzala Hi-Tech tem o lutador de Taekwondo Diogo Silva, atleta olímpico e medalhista Pan-Americano; MC Sombra, do grupo de rap paulistano SNJ; Valter Minari, também do SNJ; e Junião, jornalista, ilustrador e percussionista do grupo de groove instrumental Lavoura. A música que resulta dessa mistura de repertórios e inspirações abraça o hip hop, o funk, o rap, o samba, e sons da África às Américas. Sonoridades e influências culturais somadas às artes plásticas, artes marciais e tecnologia.

O evento com exibições do videoclipe começa a partir das 20h, e show do Senzala Hi-Tech, às 21h . É só chegar e curtir!

 

Serviço:

Lançamento do videoclipe Baile da Meia-Noite do coletivo Senzala Hi-Tech

Quando: sexta-feira, 15 de abril, às 20 horas

Onde: Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542, República

Entrada gratuita

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Eventos

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Natura apresenta primeiro álbum solo de Xenia França

“XENIA”, primeiro disco da cantora, exalta a figura da mulher ...

Facebook

Newsletter