fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeEventosColetivo Senzala Hi-Tech lança hoje videoclipe afrofuturista e ancestral na Matilha Cultural

Coletivo Senzala Hi-Tech lança hoje videoclipe afrofuturista e ancestral na Matilha Cultural

12976970_506365682905376_5595655782097928471_o

O coletivo Senzala Hi-Tech convida os leitores do portal Todos Negros do Mundo, para a festa de lançamento do videoclipe “Baile da Meia-Noite” que acontecerá hoje, dia 15 de abril, na Matilha Cultural com entrada gratuita para todos.

Com clima de terreiro e pista de dança, realidade e realismo fantástico, mais um caldeirão de referências da cultura afro-brasileira pela ótica de seus agitadores contemporâneos, o coletivo Senzala Hi-Tech lança o videoclipe da música Baile da Meia-Noite, carro-chefe do EP que leva o nome da banda.

O videoclipe tem a assinatura dos cineastas Gabriel Ribeiro e Ciro Neves, do Instinto Coletivo. No elenco do clipe estão as irmãs bailarinas Natasha Virgílio e Ísis Virgílio, Felix Pimenta, Flip Couto e Márcio Alves. As locações incluíram áreas públicas da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista e o Terminal Vila Madalena. Além de um espaço que merece destaque especial: a Fazenda Roseira, em Campinas.

Sede do Jongo Dito Ribeiro, essa antiga fazenda de café, fundada em 1850, foi ocupada pela comunidade organizada como núcleo de resistência e luta, e hoje funciona como casa de cultura. Nas mãos dos descendentes dos negros escravizados, a casa grande agora segue os rumos ditados pela própria comunidade negra, que descobriu sua força e capacidade de criar suas próprias narrativas. O mesmo ocorre no videoclipe Baile da Meia-Noite: músicos, diretores, elenco e equipe técnica são negros que, a exemplo do Jongo que ocupou a fazenda, querem estabelecer a ocupação preta na cultura e na sociedade.

Misturando tambores, dança, figurino afrofuturista e tecnologia, o enredo cria uma atmosfera mística e onírica, que começa em um dia comum e conduz a um mergulho na ancestralidade. No final, um novo começo: seja o da compreensão ampliada no presente, seja o de novos projetos em gestação.

Senzala Hi-Tech tem o lutador de Taekwondo Diogo Silva, atleta olímpico e medalhista Pan-Americano; MC Sombra, do grupo de rap paulistano SNJ; Valter Minari, também do SNJ; e Junião, jornalista, ilustrador e percussionista do grupo de groove instrumental Lavoura. A música que resulta dessa mistura de repertórios e inspirações abraça o hip hop, o funk, o rap, o samba, e sons da África às Américas. Sonoridades e influências culturais somadas às artes plásticas, artes marciais e tecnologia.

O evento com exibições do videoclipe começa a partir das 20h, e show do Senzala Hi-Tech, às 21h . É só chegar e curtir!

 

Serviço:

Lançamento do videoclipe Baile da Meia-Noite do coletivo Senzala Hi-Tech

Quando: sexta-feira, 15 de abril, às 20 horas

Onde: Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542, República

Entrada gratuita

 

 

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES