A Volkswagen está retirando uma propaganda depois de receber grande repercussão negativa.
Na terça (19), a companhia automotiva alemã compartilhou um trecho da propaganda em seus stories no Instagram e depois rapidamente o removeu.
O anúncio mostrava um homem negro parado próximo a um dos veículos. Uma mão branca gigante aparece para afastá-lo do carro pegando-o pela cabeça e o empurrando para uma cafeteria com um “peteleco”.
Assista ao trailer de “Destacamento Blood”, um filme de Spike Lee
As palavras “DER NEUE GOLF” (o novo Golf) aparece na tela com as letras N E G E R destacadas antes das outras letras. Aqueles que falam alemão disseram que as letras eram equivalentes à N-word [nigga, um termo considerado racista se usado por uma pessoa branca e muito discutido entre os negros afro-americanos] em inglês.
Outra mensagem sutil na propaganda, como foi apontado por algumas pessoas nas redes sociais, observava que o peteleco mandava o homem negro para o Petit Colon – “pequeno colono”, francês. Além disso, o café ao lado do Petit Colon em Buenos Aires é chamado de Teatro Colon, em homenagem a Cristóvão Colombo.
Depois do ultraje, a companhia fez a seguinte declaração “Como vocês podem imaginar, estamos surpresos e chocados em ver como nosso story no Instagram pode ser sido tão mal-interpretado.”
Eles concordaram em tirar o anúncio do ar. Depois disso, a Volkswagen recebeu ainda mais repercussão negativa pela tom insensível de sua declaração. Um dos usuários do Instagram teria escrito “Ninguém aqui teve a impressão errada. Isto é uma comunicação ruim e racista.” A empresa fez uma nova declaração na quarta (20), “Sem dúvidas: o vídeo é errado e de mau gosto. Vamos esclarecer como isso pôde acontecer – e lidar com as consequências disto.”
Via: Bet