Quinta montagem da Coletiva 3 de Nós, “Viúvas” (Viúvas, 1981), romance de Ariel Dorfman, posteriormente adaptado para o teatro pelo próprio dramaturgo e ativista de direitos humanos em parceria com Tony Kushner, estreia nacionalmente no Centro Cultural São Paulo em 22 de Setembro, em temporada de 20 apresentações.
Grupo Samba de Dandara e Dessa Brandão se apresentam na Casa Natura Musical
Com um elenco de peso em cena, “Viúvas” percorre uma narrativa conduzida pela força da coletividade feminina, que resiste e existe diante do “poder” e da “ausência”. Aos que vieram antes e aos que ainda estão por vir, o espetáculo aborda a ancestralidade que acompanha a todos nós. Entre dois mundos, o espetáculo é um convite a refletir sobre humanidades.
Viúvas se passa em um pequeno povoado chamado Camacho, que fica às margens de um rio onde mulheres lavam roupas. O enredo decorre do estranho desaparecimento de todos os homens adultos de um vilarejo sul-americano. As mulheres que lá residem iniciam uma jornada trágica para encontrar seus familiares. Com a omissão dos agentes públicos e o aparecimento de um corpo desfigurado às margens do rio local, o silêncio é rompido e respostas são exigidas. A necessidade de reivindicar os corpos de seus maridos/filhos/irmãos e assim poder enterrá-los, prestando-lhes os ritos e homenagens finais, já não pode mais ser contida.
Viúvas foi publicada pela primeira vez em 1981. Editada, além do México, na Argentina, no Uruguai e no Chile. Foi traduzida para o inglês, dinamarquês, holandês, sueco, hebraico, alemão, francês e japonês. Também serviu como inspiração para uma ópera de Juan Orrego-Salas, em 1990, um filme e diversos espetáculos teatrais. Em 1991, Dorfman decidiu teatralizar a obra com a colaboração do dramaturgo americano Tony Kushner. Foram realizadas algumas mudanças em relação à obra de 1981, como de ambientação: substituiu-se a Grécia por “um indeterminado país latino-americano”.
Sinopse:
Em um cenário árido de aparente decadência, em um tempo que não sabemos se é passado ou futuro, seis mulheres se encontram na mesma situação: tentam desvendar o mistério que levou ao desaparecimento de seus entes queridos. Encontrá-los vivos ou mortos, e assim poder enterrá-los, passa a ser a missão que vai desencadear o enredo de “Viúvas”.