fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeTeatroViúvas, de Ariel Dorfman, ganha montagem teatral inédita pela Coletiva '3 de...

Viúvas, de Ariel Dorfman, ganha montagem teatral inédita pela Coletiva ‘3 de Nós’

Quinta montagem da Coletiva 3 de Nós, “Viúvas” (Viúvas, 1981), romance de Ariel Dorfman, posteriormente adaptado para o teatro pelo próprio dramaturgo e ativista de direitos humanos em parceria com Tony Kushner, estreia nacionalmente no Centro Cultural São Paulo em 22 de Setembro, em temporada de 20 apresentações.

Grupo Samba de Dandara e Dessa Brandão se apresentam na Casa Natura Musical

Com um elenco de peso em cena, “Viúvas” percorre uma narrativa conduzida pela força da coletividade feminina, que resiste e existe diante do “poder” e da “ausência”. Aos que vieram antes e aos que ainda estão por vir, o espetáculo aborda a ancestralidade que acompanha a todos nós. Entre dois mundos, o espetáculo é um convite a refletir sobre humanidades.

Viúvas se passa em um pequeno povoado chamado Camacho, que fica às margens de um rio onde mulheres lavam roupas. O enredo decorre do estranho desaparecimento de todos os homens adultos de um vilarejo sul-americano. As mulheres que lá residem iniciam uma jornada trágica para encontrar seus familiares. Com a omissão dos agentes públicos e o aparecimento de um corpo desfigurado às margens do rio local, o silêncio é rompido e respostas são exigidas. A necessidade de reivindicar os corpos de seus maridos/filhos/irmãos e assim poder enterrá-los, prestando-lhes os ritos e homenagens finais, já não pode mais ser contida.

Viúvas foi publicada pela primeira vez em 1981.  Editada, além do México, na Argentina, no Uruguai e no Chile. Foi traduzida para o inglês, dinamarquês, holandês, sueco, hebraico, alemão, francês e japonês. Também serviu como inspiração para uma ópera de Juan Orrego-Salas, em 1990, um filme e diversos espetáculos teatrais. Em 1991, Dorfman decidiu teatralizar a obra com a colaboração do dramaturgo americano Tony Kushner. Foram realizadas algumas mudanças em relação à obra de 1981, como de ambientação: substituiu-se a Grécia por “um indeterminado país latino-americano”.

Sinopse:
Em um cenário árido de aparente decadência, em um tempo que não sabemos se é passado ou futuro, seis mulheres se encontram na mesma situação: tentam desvendar o mistério que levou ao desaparecimento de seus entes queridos. Encontrá-los vivos ou mortos, e assim poder enterrá-los, passa a ser a missão que vai desencadear o enredo de “Viúvas”.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES