O Itaú Cultural apresenta de 11 a 13 de novembro (sexta-feira a domingo) Samba das Moças. O show, conduzido pelas cantoras Bruna de Paula, Gabby Moura, Grazzi Brasil e que nestas apresentações recebe a participação especial de Lilian Valesca, tem uma linha narrativa que conta a história feminina do samba e homenageia três importantes nomes do estilo: Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione. Com direção geral e encenação de Iléa Ferraz e Jô Santana, soma-se à apresentação a atriz Adriana Lessa, que faz da poesia a costura entre um e outro dos quatro blocos do espetáculo.
A programação, como todas as atividades do Itaú Cultural, é gratuita. Os interessados devem reservar os ingressos pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br), a partir do dia 2 de novembro (quarta-feira), às 12h.
A partir do olhar e de vozes femininas, Samba das Moças mergulha na história desse ritmo intrinsecamente brasileiro, tendo como ponto de partida as origens no continente africano, antes e durante o período da diáspora afro-brasileira. Para percorrer essa trajetória musical no palco, o show é dividido em quatro blocos – sempre com acompanhamento de Bruno Vieira no violão 7 cordas, Marcio Guimarães no cavaquinho, e as percussões de Jéssica Souza e Simone Gonçalves,
Começa com o bloco Samba Ancestral. Nele, as cantoras se revezam no palco para interpretar músicas como Samba, Minha Raiz, imortalizada por Dona Ivone Lara e composta por ela e Delcio de Carvalho. Em Samba Político, elas se intercalam na interpretação de canções como Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva, um sucesso na voz de Alcione.
Na sequência, o setlist do bloco Samba Amoroso traz, entre outras, Canto das Três Raças, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, que se tornou clássico com Clara Nunes. Por fim, no bloco Samba é Sonho, Bruna, Gabby, Grazzi e Lilian se reúnem para cantar juntas sucessos, como Sonho Meu, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, e O Mar Serenou, composição de Antônio Candeia Filho.
Das vozes às palavras também femininas, a costura feita pela atriz Adriana Lessa entre os blocos brinda o público com quatro poemas da escritora Conceição Evaristo: Vozes-Mulheres, Apesar das Acontecências do Banzo, A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres, escrito em memória da ativista negra Beatriz Nascimento (1942-1995), assassinada ao orientar uma amiga a se separar do companheiro, e Tantas são as Estrelas, dedicado a Lia e Rosangela, respectivamente tia e amiga da escritora e que deixaram marcas em sua trajetória.
Sobre as artistas e os diretores
Adriana Lessa é atriz, com atuação em teatro, TV e cinema. Com mais de 35 anos de carreira, já apresentou programas na MTV, na Rede Bandeirantes e na Rede TV!
Bruna de Paula participou de alguns dos principais reality shows de música, chamando a atenção em 2019 por sua apresentação no The Voice Brasil, da Rede Gobo. Tem alguns singles lançados em plataformas de música, uma delas com mais de 1 milhão de plays no Spotify.
Grazzi Brasil é cantora profissional desde os 13 anos. Já foi intérprete oficial de algumas escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, e também participou de reality shows de música no Brasil. Já fez turnês pelo Japão e em Portugal.
Gabby Moura começou sua trajetória em 1999, no grupo feminino Samba de Batom. Depois cantou por nove anos com o Grupo Molejo e passou uma temporada morando e cantando na China. Em 2013, foi vice-campeã do programa The Voice Brasil e recentemente dividiu o palco com a cantora Alcione, no show Eu Sou a Marrom.
Iléa Ferraz foi a primeira atriz negra indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz de Teatro, em 2003, por sua atuação em Nunca Pensei Que ia Ver Esse Dia. Tem se dedicado também à dramaturgia e à direção, tanto no teatro como no audiovisual.
Jô Santana é ator e produtor com mais de 30 anos de carreira e é idealizador da Trilogia do Samba, que já realizou musicais em homenagem a Cartola, Dona Ivone Lara e Alcione – este, Marrom, o Musical, estreado em 2022, marcando os 50 anos de carreira da cantora. Idealizou as Oficinas de Teatro Musical Negro, já realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Lilian Valeska começou a cantar ainda criança, na igreja. Participou de musicais como A Ópera do Malandro, Otelo da Mangueira, Gota D` Água, Tim Maia – Vale Tudo, o musical, Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos, ganhando o prêmio Reverência de melhor atriz coadjuvante. Protagonizou o seriado O Sexo e as Negas, Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday, SAMBRA, o musical Chicago, em 2022, e atualmente integra o elenco de Marrom, O Musical.
SERVIÇO:Show Samba das MoçasCom Bruna de Paula, Gabby Moura, Grazzi Brasil e Lilian ValescaApresentação: Adriana LessaDias 11 e 12 de novembro (sexta-feira e sábado), às 20h, e dia 13 (domingo), às 19hCapacidade: 224 lugaresDuração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos | melhor fruição
Reserva de ingresso a partir do dia 2 de novembro (quarta-feira), às 12h.Pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)