Música como agente de transformação e moda como ferramenta de expressão, esse é o pilar apresentado pela Rider, marca de calçados do Grupo Grendene, em seu novo projeto “Feat”. A marca convidou artistas do Rap e Trap de diferentes gerações, para produzir um clipe sobre o potencial da música como uma ferramenta de transformação social e cultural.
O videoclipe foi lançado em 26 de outubro durante o evento de inauguração da primeira loja própria Rider no Edifício Copan, em São Paulo, e teve a participação do rapper Rashid – premiado pela Rolling Stone Brasil em 2018 com um dos melhores álbuns do país, Yunk Vino – atual representante do cenário do trap, Duquesa – cantora jovem baiana, e o DJ Cia – que já trabalhou com nomes como Elza Soares, Racionais MC’s e Sabotage. “A música nacional faz parte da história da cultura urbana e move muito do que vemos hoje em toda a sociedade, principalmente quando falamos do Rap e do Trap. Além de toda essa mobilização musical, nossa ideia foi evidenciar a grandeza do poder criativo e colaborativo do Feat entre os artistas, dentro de diferentes momentos e contextos”, explica Alexandre Reis, Gerente de Marca e Comunicação da Rider.
A marca brasileira reafirma, através da campanha, o lifestyle urbano como valor primordial de suas produções, estilo que desde 1986 conquistou espaços nas ruas de todo o Brasil e vários outros países ao redor do mundo. Para Alexandre, a escolha do Edifício Copan como sede da primeira loja própria, a Rider Spaces, também expressa o carinho da marca com este valor que a acompanha desde sua fundação; “A Rider não vê o urbano somente como uma representação mas sim como uma palavra que traduz a sua essência e nascimento atrelados ao lifestyle, e a escolha do Copan como primeira sede coincidiu com isso tudo. O espaço fica bem no coração de São Paulo e traz exatamente o que acreditamos com os elementos urbanos, estilo, cultura e a permissão de ser e cultivar a criatividade coletiva”.
Enfatizando as possibilidades criativas da colaboração e todo o potencial da rua, a coleção também contou com Benson (@benson.94), Nihao (@ni_hao93) e Soon (@soon808s), como os grafiteiros responsáveis por toda a identidade visual da campanha e arte dos produtos, trazendo a visão da rua através do olhar dos artistas convidados.
O movimento no qual é norteado a campanha, a Arte de Rua ou Street Art, foi criada nos Estados Unidos na década de 70, e traz um conjunto de expressões gráficas (conhecidas popularmente como Grafite), o breaking como dança e a música com DJs e rappers. Também na mesma época e com a influência cultural de latino-americanos, jamaicanos e afro-americanos, o país tornou-se o berço do hip hop, que atrelado à arte urbana, vira uma ferramenta de protesto principalmente para questões raciais e econômicas. “Ter as ruas como tela e palco traz infinitas possibilidades para a arte, já que passa por ações do tempo, espaço e até mesmo pela colaboração de outras pessoas. É com esse contexto que queremos entregar esse trabalho, tendo a colaboração, história e o impacto das expressões culturais e artísticas da rua em cada detalhe”, conta Alexandre.
Aos 36 anos, a Rider divulgou recentemente sua linha de calçados sustentáveis com KL Jay, Caio Braz e Sanch33s, e tem reforçado o seu conceito criativo ao propósito da marca de recriar futuros juntos. A marca possui como pilares o design, moda e cultura, o que segundo Alexandre, tornou-se a peça fundamental em todo o processo; “Produzir algo no Brasil sem considerar toda a sua riqueza e possibilidades de contribuição cultural é deixar de ver o quanto cada item pode se “abrasileirar” e tornar-se único. Por isso, estamos levando a nova coleção ao Edifício Copan, que reflete muito deste conceito pela sua própria história, e convidando todas as gerações a se permitirem usufruir da arte no dia a dia”, finaliza o executivo.