Conhecida pela “escrevivência”, escrita que nasce das experiências vividas, Conceição Evaristo é uma das mais relevantes vozes da literatura brasileira contemporânea. É por isso que, entre os dias 4 de maio e 18 de junho, o Itaú Cultural apresenta uma exposição dedicada à mineira. A mostra faz parte do programa Ocupação é constitui sua 34a edição, dessa vez com foco em produções de mulheres com grande representatividade que fizeram diferença nos campos artísticos e culturais nacionais.
Conceição Evaristo nasceu em 1946, em Belo Horizonte e tem, como principal característica, seus romances, contos e poemas inspirados na realidade, complexidade e humanidade da mulher negra. Mesmo escrevendo desde a juventude, Conceição foi reconhecida como grande escritora há pouco tempo, por exemplo, com o romance Becos da Memória, produzido a partir de situações reais vivenciadas e observadas na antiga favela do Pindura Saia, na capital mineira, onde cresceu: apesar de concluída no fim dos anos 80, a obra só foi publicada em 2006.
A Ocupação Conceição Evaristo traz manuscritos, fotos, objetos pessoais, correspondências e, principalmente conteúdos audiovisuais acessíveis para pessoas com deficiência, contemplando ainda a contribuição da escritora negra à educação. Afinal, a mestre da “escrevivência” se mudou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, em 1970, tudo para se dedicar ao ensino. É bom ver personalidades negras sendo homenageadas em vida. Viva a representatividade!
Serviço
Ocupação Conceição Evaristo
abertura
quarta 3 de maio de 2017
às 20h
visitação
quinta 4 de maio a domingo 18 de junho de 2017
terça a sexta 9h às 20h [permanência até às 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo [indicado para todos os públicos]
Atendimento – Email: [email protected]
Fones: (11) 2168 1777 / 2168 1776
Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Confira o teaser: