Djamila Taís Ribeiro dos Santos ou somente Djamila Ribeiro considerada uma das mulheres mais influentes do mundo pela BBC, além de filósofa, escritora, referência no feminismo negro, mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo e colunista da Folha de S.Paulo tornou conhecida por seu ativismo negro na internet, sendo nomeada em 2016 secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
A poderosa coleciona conhecimento e reconhecimento o que é mais importante, e dentre seus feitos reconhecidos ter sido premiada com o Price Claus Awards – maior honraria concedida pela coroa holandesa por ter idealizado e coordenado projeto independente e de democratização do conhecimento, marco editorial no Brasil.
E mesmo diante tantos feitos, surpreende ao expor sua vaidade, característica das modernas mulheres empoderadas, e nesse domingo (12) dispensou assuntos e teorias intelectuais para falar de beleza.
Capa da revista Ela, encarte do jornal O Globo, Djamila num ensaio exclusivo aparece com visual renovado após tirar as tranças sua marca registrada e comenta sobre o gesto como sendo o momento para olhar para o seu cabelo e cuidar dele, numa relação de afeto. E segue sua fala.
“As mulheres negras têm essa versatilidade. Quero ousar mais. Posso ficar com ele natural, usar uma lace.”
A cremosa comenta que as pessoas estranham que uma mestre em filosofia e escritora goste de maquiagem, o que responde prontamente sobre seu olhar para a própria beleza, pautando se de sua religião, o candomblé, iniciada aos 8 anos por sua mãe.
“Usamos muito a encruzilhada. Podemos ser uma coisa e outra.”
Afirmando que o fato de ser filósofa e escritora não a limita a ser somente um coisa ou outra, que essa é uma visão ocidental, não a visão dela de mundo.
“podemos ser várias coisas ao mesmo tempo, e sentir-me bonita, é algo de que gosto. Mas não sou escrava disso. Tem fotos em que você vai me ver sem maquiagem, tranquila, e outras onde apareço superproduzida”
Então, tá! um viva as mulheres empoderadas e bem resolvidas como Djamila Ribeiro.