Um grupo de profissionais negros que trabalha há anos nos mais diversos departamentos da TV Globo criou um movimento que prega a igualdade de contratação de pessoas brancas e negras dentro da emissora.
O coletivo, conhecido como Diáspora, surgiu há cerca de dois anos e vem crescendo em número e relevância dentro da emissora e alcançado relevância dentro do entretenimento e jornalismo da TV Globo.
Ao jornalista Léo Dias, a TV Globo, através de sua central de comunicação, confirmou a existência do coletivo.
“Há dois anos, a diretoria de Recursos Humanos da então Globosat criou um programa para trabalhar os pilares de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Diversidade com o público interno. A ideia era desenvolver ações e iniciativas para promoção de uma cultura solidária e inclusiva na empresa. Foi daí que nasceu o grupo Diáspora, com participantes de áreas diversas da empresa e lideranças eleitas pelos próprios colaboradores”, diz trecho da nota enviada ao jornalista.
Apesar da iniciativa, o número de negros em postos de destaques nas grandes emissoras ainda é pequeno. Quer seja no jornalismo, quer seja no entretenimento, os negros ainda são vistos como a “cotas” a serem preenchidas dentro de algumas emissoras.
Entretanto, iniciativas como esta, mantém firme a esperança de que algum dia haverá equidade entre brancos e negros em postos de trabalho