fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeLiteraturaLivro apresenta 18 grandes mulheres brasileiras

Livro apresenta 18 grandes mulheres brasileiras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Publicada pela Fundação Joaquim Nabuco, do Recife, a obra online “Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres” reúne e apresenta 18 mulheres brasileiras que, apesar de seus feitos passíveis de destaque, pouco foram citadas durante os últimos séculos. Em geral, elas estão representadas em documentos arquivados e centros culturais, mas quase nunca na estátua bem localizada do centro – onde, em geral, estão os homens que as oprimiam -, mas estão também nos espaços marginalizados que resgatam suas histórias como forma de inspiração e resistência.

O livro, que apresenta mulheres de todos os cantos e todos os contos. Na palavra, Carolina Maria de Jesus, Pagu, Lispector. Na música, a cirandeira Lia de Itamaracá, Dona Santa do maracatu e, na música e religião, Mãe Biu, na tradição religiosa de matriz africana Xambá no Pernambuco. Nos movimentos, a sindicalista Margarida Alves que tanto lutou pelo movimento dos trabalhadores sem terra é que faz história. Representando a reivindicação dos direitos da mulher, a zoóloga Bertha Lutz e a escritora Francisca Senhorinha da Motta Diniz têm sua homenagem no livro. Das artes plásticas, Tarsila do Amaral, Maria de Lourdes Martins Pereira de Souza, Lygia Pape, Djanira da Motta e Silva, Georgina de Albuquerque e Nair de Teffé que, profissional e pessoalmente, recebem tributo. Além delas, Leila Diniz e Nise da Silveira, respectivamente atriz e psiquiatra, também são retratadas. “Miss Sambaqui”, um crânio feninino pré-histórico encontrado no litoral paulista há mais de 60 anos também recebe um capítulo da obra.

Estátua de Mãe Biu, grande nome do Xambá. Foto: Reprodução
Estátua de Mãe Biu, grande nome do Xambá. Foto: Reprodução

Segundo Tatau Godinho, doutora em ciências sociais, no prefácio do livro, “Nossa história coletiva ganha com acercar-se desse conjunto de mulheres que foram sujeito da história de nosso país: sim, temos pintoras, escultoras, escritoras, atrizes, cientistas que foram rebeldes e afirmaram-se como protagonista”. Sem dúvidas, o tributo às mulheres que tanto acrescentaram à sociedade brasileira vai além do conhecimento: é também uma iniciativa de fortalecimento sobre a inserção e o reconhecimento da mulher.

O E-book pode ser baixado aqui.

 

 

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES