Nas regiões Sul e Sudeste, mulheres interessadas no mercado da música recebem oficinas de técnicas de DJ e Produção, além de cursos de gestão financeira.
Todas Podem Mixar (TPM) é uma escola de DJs para mulheres que há cinco anos promove uma sequência de oficinas itinerantes para todas que desejam integrar o mercado da música. Agora, as aulas ganham o formato de turnê passando inicialmente por estados brasileiros como São Paulo, Paraná e Espírito Santo, de agosto a novembro de 2022. Idealizada pela DJ Miria Alves, que trabalha há mais de 10 anos com a arte da mixagem e com produção cultural da Groovetown Produtora, a Todas Podem Mixar Tour vai ocupar diferentes tipos de espaços, podendo existir dentro de brechós, lojas ou até espaços de tecnologia, não se limitando a estúdios de gravação. A iniciativa ainda vai contar com a parceria da marca Baer-Mate para levar o conhecimento da arte dos toca-discos para as periferias de São Paulo.
“O Todas Podem Mixar é um projeto itinerante porque em comunidade a gente circula em determinados lugares em que conseguimos gerar uma economia local, afinal movimenta o comércio e o transporte. Eu estou movendo pessoas de um ponto a outro e isso gira dentro de uma economia criativa. Essa turnê é um projeto de educação, mas também uma iniciativa de entretenimento e tecnologia”, explica DJ Miria.
Além de oferecer oficinas de técnicas de mixagem, a Todas Podem Mixar Tour também oferece cursos voltados à gestão financeira de mulheres interessadas em adentrar o mercado da música. Parte dessa consultoria vem do conhecimento da idealizadora do projeto, DJ Miria é pós-graduada em Educação Financeira, empreendedora e fundadora da Groovetown, uma produtora destinada a projetos musicais para mulheres.
“Eu estudei educação financeira porque quero que outros artistas, assim como eu, consigam fazer a gestão de seus cachês. Uma vez que eu ganho um cachê, o que eu faço com ele? Para onde eu levo esse dinheiro? Como eu posso fracionar esse pagamento para as questões pessoais e profissionais? Então, as minhas formações têm tornado a minha carreira e os meus projetos, que estão em andamento, como o Todas Podem Mixar, em projetos de educação, projetos de formação e de informação para os nossos”, explica DJ Miria.
O projeto tem início nesta quarta-feira, 03 de agosto, em Londrina, Paraná. Nos dias 06,13 e 20 de agosto, a Todas Podem Mixar Tour migra para o Sesc Itaquera, em São Paulo. Entre os dias 15 e 19 de agosto acontece o curso Todas Podem Mixar Beat, sobre produção musical com participação de Eve Hyve que dará aula ao lado de DJ Miria, em Vitória, Espírito Santo. Já as edições do dia 21 de agosto, no Espaço Preto Império, e do dia 28 de agosto, na Okupa da Cohab, ambas as datas em São Paulo, levam o nome de Todas Podem Mixar & Baer-Mate, marca parceira que juntamente com a Todas Podem Mixar, tem como objetivo formar 100 mulheres na mixagem durante o período do projeto.
SERVIÇO
Todas Podem Mixar Tour – Escola itinerante de mixagem e produção musical para mulheres
Datas: 3 a 28 de agosto
Mais informações sobre a turnê na bio e stories do https://www.instagram.com/todaspodemixar/
Confira a agenda de agosto da “Todas Podem Mixar Tour”:
03 – Todas Podem Mixar Edição Londrina no Oloo Bar (Rua Paranaguá, 850, Londrina)
06,13 e 20 – Todas Podem Mixar Edição Sesc Itaquera (Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo)
De 15 a 19 – Todas Podem Mixar Beat (Produção Musical) – Vitória – ES
21 – Todas Podem Mixar & BAER MATE – Espaço Preto Império (R. Sabino Rodrigues da Silva – Vila Teresinha, São Paulo)
28 – Todas Podem Mixar & BAER MATE – Okupa da Cohab 2 (Rua Vicente Avelar, 53 – Cohab II – Itaquera)
Sobre DJ Miria
Com 12 anos de carreira, DJ Miria Alves possui uma bagagem musical extensa e é referência na cena Hip Hop brasileira. Conquistou o 2º lugar no campeonato de mixagem da Numark Brasil, líder mundial em fabricação de novas tecnologias para DJs. Foi apresentadora do programa Black TV, da AIITV. Fundou a Groovetown, uma produtora destinada a projetos musicais para mulheres. Marcas como Smart Fit, Casa Air Max, Nike, Rider, Melissa, Deezer, Maze, Avon, Gillete e Budweiser foram apenas algumas das empresas que já investiram em seus projetos. DJ Miria aproximou seu trabalhoà forma como enxerga o mundo, feminista negra interseccional, ela é idealizadora do projeto TPM – Todas Podem Mixar, onde realiza diversas oficinas e ações privadas ensinando mulheres a arte dos toca discos. Em paralelo a este trabalho, Miria Alves tem investido em outras áreas da música, uma delas é atuar como curadora em eventos como Sesc Jazz, Braz Elettrica – SP, Battle Force – Nike e discotecar para a cantora Gabi Amarantos que, em 2021, convidou a DJ para se apresentar no programa Fantástico da Rede Globo.