fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeAgendaGrupo Samba de Dandara e Dessa Brandão se apresentam na Casa Natura Musical

Grupo Samba de Dandara e Dessa Brandão se apresentam na Casa Natura Musical

O conceituado grupo Samba de Dandara e a cantora e cavaquinista Dessa Brandão fazem apresentações na Casa Natura Musical dia 25 de setembro, domingo, a partir das 18h30 em uma noite de representatividade para a força feminina do samba.

Rio de Janeiro tem 6 mil vagas para jovens de baixa renda

Samba de Dandara é samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. 

Samba de Dandara. (Foto: Nathalie Portela)

Carregar esta marca significa enaltecer e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes – ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. Fundada em 2012, a banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade.

O grupo construiu sua história por espaços cativos do samba na capital paulista, como Bar Templo, Casa Barbosa, Bar do Baixo, Boteco da Dona Tati, eventos como Samba da Luz, Samba do Sol e Virada do Samba, além de apresentações na rede Sesc, SESI, Galeria Olido e Arte na Rua (Rede Globo). A banda já realizou também shows em parceria com nomes como Fabiana Cozza, Paulinha Sanches, Dorina, Graça Braga, Adriana Moreira e Grazzi Brasil.

Em seu primeiro disco, gravado em 2019 e lançado em maio de 2021 com a chancela e patrocínio de Natura Musical, Samba de Dandara compila a trajetória musical e repertório de suas integrantes, além do resultado de um intenso estudo de obras de mulheres cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Dona Inah, Clementina de Jesus, Elza Soares, Teresa Cristina, entre tantas outras. O trabalho recebeu a resenha de Mauro Ferreira, crítico musical do G1.

O grupo é formado por Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco e coro), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Ana Lia Alves (percussão), Tati Salomão (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).

Já Dessa Brandão, cantora e cavaquinista, sempre teve seus trabalhos envolvidos em projetos com finalidade de trazer protagonismo às mulheres. Seu show conta com repertório de covers de verdadeiros hits do samba e do pagode, além de suas músicas autorais que estão em processo de gravação.

A artista já realizou colaborações com mulheres importantes no mercado da música, como Luiza Caspary em “Par” e ANNÁ, MC Tha e Souto MC na releitura de “Rito de Passá”. O trabalho de Dessa Brandão surge como uma forma de resistência ao machismo presente no universo do pagode e samba, simbolizando a representatividade feminina no gênero musical e servindo também como inspiração e ponto de encontro para outras populações que sofrem repressão, como a comunidade de mulheres negras e LGBTQIAP+.

Serviço
Samba de Dandara e Dessa Brandão
Dia 25 de setembro, domingo | Abertura da Casa: 17h
Dessa Brandão: 18h30
Samba de Dandara: 20h
Ingressos à venda pelo Sympla
Valores: de R$20 a R$140

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES