Idealizado pela atriz e Mestra em Artes Cênicas, Danielle Anatólio, TACULAS – FÓRUM DE PERFORMANCES DE MULHERES NEGRAS acontece nos dias 25 e 26 de Maio na Região Noroeste e em Justinópolis, com o nobre objetivo de valorizar e estimular o surgimento de performances em que a mulher negra demarca seu espaço no campo artístico e traz questões sobre corpo, feminicídio, feminilidades, transexualidades, violência de gênero e muito mais.
O Fórum visa escutar e debater políticas públicas no cenário mineiro além do acesso aos aparelhos públicos para tratar da arte negra, periférica e feminina, de forma a democratizar o lugar da mulher negra nas artes cênicas e suas possibilidades de comunicar-se acerca de sua história, ancestralidade e vivência. Podem participar do Fórum, como protagonistas, mulheres negras artistas residentes em Minas Gerais, e o Fórum é aberto a todo o público.
“Saudando a memória das nossas Ancestres que muito se dedicaram no crescimento do Estado de Minas Gerais e que por questões estruturais não tiveram direito à arte e cultura, este Fórum reverencia a mulher negra e traz o nome Tacula, referenciando o legado Bantu, tão influente em Minas. Taculas, Mukulas ou Nkulas são árvores vigorosas cuja madeira tem veios firmes com um brilhante carmesim de cor avermelhada”, diz Danielle.
Serviço
TACULAS – FÓRUM DE PERFORMANCES DE MULHERES NEGRAS
Dia 25/05 – Rua Anil 132 Bairro Glória – Belo Horizonte
Dia 26/05 – Rua Leblon 25, Urca – Justinópolis/ Ribeirão das Neves