fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeCinemaFestival de Sundance

Festival de Sundance

Vamos falar de coisa boa? O texto é longo, mas garanto que vale muito a pena. Principalmente pq se trata de empoderamento.

Um fato curioso aconteceu essa semana no nosso mundo negro. Um filme chamado The Birth Of Nation (O Nascimento de uma Nação), dirigido pelo irmão Nate Parker de apenas 36 anos, foi apresentado no Festival de Sundance, grande tradicional festival de cinema independente e conseguiu um feito histórico, foi vendido por 17,5 milhões de dólares. A maior venda do festival até o momento!! O filme foi adquirido pelo grupo Fox, apesar de o Netflix e outros estúdios oferecerem quase 3 milhões a mais pelos direitos do filme. Você deve estar se perguntando os motivos pelos quais não venderam a quem pagaria mais. Simples. A Fox foi a única que concordou com as exigências impostas para quem comprasse o filme. A principal exigência é que o filme deveria ser exibido em colégios e faculdades por todo o país.


O filme que é ambientando no sul dos EUA no século 19, conta a história de escravos que iniciam uma revolução contra os escravocratas. O que, claro, leva a pensar que o nascimento da nação, de fato, se iniciou a partir desse movimento. Ok. 


Mas, nada do que foi dito aqui, ainda é o fato curioso que citei. O curioso é que “Birth Of Nation” é o mesmo nome do filme de D. W. Griffith, considerado o primeiro longa metragem comercial de fato, de 1915. As curiosidades não param por ai.


O filme de Griffith foi um sucesso, mas também muito criticado pelo seu teor racista. No filme, as pessoas negras eram representadas por atores brancos com os rostos pintados. Como se não bastasse, o filme apresentava os negros como pessoas desprovidas de inteligência, sexualmente agressivos com mulheres brancas e também mostrava a KKK (Ku Klux Klan) como uma instituição heróica, quando na verdade era uma organização racista e criminosa. Tanto que durante muito tempo, a KKK usava o filme para seduzir e recrutar novos seguidores. Uma coisa é inegável, D.W. Griffith foi muito importante para a história do cinema, bem como seu filme de The Birth Of Nation (O Nascimento de uma Nação) de 1915 e com mais de 3 horas de duração. Mas há vários problemas. Além de ser racista, o filme de Griffith foi visto dentro da Casa Branca, pelo presidente da época, e o desgraçado ainda teve coragem de dizer que o filme era fiel à realidade. Aquilo foi vendido como verdade.
Os seja, a nossa rapaziada está, 100 anos depois, dando a resposta devida ao filme racista de Griffith. E o melhor, vão usar o filme nas escolas para educar a todos, ensinar o que de fato foi o “nascimento da nação”, e ainda vão lucrar muito com isso. Isso sim é um belo empoderamento!!!!

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES