Por Carol Lee
Edição: Solange Reis
Responda rápido: alguma vez você se arrependeu de comprar algum produto de beleza, que no mostruário da loja parecia ideal para seu tom de pele ou tipo de cabelo e, ao usá-lo em casa, o resultado não foi o esperado? Parece óbvia a resposta, não é mesmo? E, pensando nesse cenário da mulher negra brasileira, que a Afrô trouxe à nossa realidade as beauty boxes (caixas de beleza), que são clubes de assinaturas de cosméticos, em que caixas com produtinhos novidade no mercado em tamanho miniatura – e, em alguns casos, em tamanho real – são enviadas, e nos dá a oportunidade de experimentá-los antes de comprar. Vale lembrar que a Beauty Box da Afrô é novidade no Brasil, por conter somente produtos específicos para mulheres negras, porque o mercado brasileiro já tem dezenas de caixinhas beauty destinadas ao universo de mulheres brancas.
A iniciativa fabolous partiu dos jovens empreendedores Élida Aquino, Bárbara Vieira, Graucianna Santos e Saulo Batista que, com o apoio da ONG Think Olga e ONU Mulheres, tornam a Afrô Beauty Box uma empresa que, até 1º de outubro de 2016, está em fase de financiamento coletivo no Benfeitoria, que é uma plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto social.
Financiamento coletivo?? o que é isso? Ops, explico! Significa a tradicional expressão “vaquinha”, mas que, para a seriedade e importância dos projetos na prática, é traduzido como ofertar algo que seja interessante para um grupo de pessoas e receber recursos deste grupo a fim de fazer acontecer um projeto.
E além de “todo o barato” de experimentar vários produtinhos que ninguém conhece ainda, para os empresários das marcas o propósito das caixinhas é o feedback direto do consumidor sobre entender do que gostamos, do que não gostamos, do que interessa e que não nos interessa! Portanto, a ideia é bacana para os dois lados. Funciona assim o babado: o cliente entrará no site da Afrô, preencherá um formulário com suas características e preferências e, a partir daí, a empresa encontra os produtos cadastrados que se encaixam no perfil da gente e envia, para nossas casas, uma caixinha bapho com até oito itens de amostras, e até mesmo exemplares dos produtos em tamanho real para experimentarmos. Coisa linda né? Já quero!
Interessada ou curiosa em saber um pouco mais de como funcionará a Afrô? Quer ajudar a divulgar o projeto, ou contribuir com dim dim e, de quebra, receber em casa brindes, informações e uma prévia do babado que está por vir? então, bora espiar o vídeo das fofas da Afrô explicando no D-E-T-A-L-H-E o lacre que é o projeto, e como poderemos contribuir pra tirar essa idéia literalmente da caixinha! Veja o vídeo e para apoiar o projeto, clique aqui.
Meninas e menino da Afrô, parabéns! Só quem é “gente da gente” pra pensar na gente, hehehe!
Go Power!