A alimentação e o cabelo saudável.
Por Eliane Serafim
A alimentação é base de todo funcionamento do organismo, e com o cabelo não poderia ser diferente. A nutrição do cabelo é via alimentação. Claro que os cuidados cosméticos são bem-vindos, mas, sem boa alimentação, nada rola.
Portanto, vamos falar um pouco do que comer pra manter o cabelo saudável, ok?
Ferro: Encontrado na carne vermelha, verduras, espinafre, couve, brócolis, grãos, castanha, amêndoa, uva passa, a falta favorece a chegada precoce a última fase de crescimento do cabelo (telógena), provocando a queda.
Vitamina B: Encontrada em peixes, carne de boi, fígado, salmão, atum, peito de peru, ovos, banana, batata, abacate, feijão, espinafre, amêndoas, leite, essencial no combate da queda capilar.
Proteínas: Encontrada na carne vermelha, ovos, derivados, a falta interfere no crescimento e no afinamento da haste, e pode causar queda.
Silício: Encontrado nos frutos do mar, cogumelos, verduras escuras, trigo, milho, favorece o crescimento, fortalece os fios, melhora o brilho e funciona como anti-idade.
Selênio: Encontrado no bacalhau, atum, salmão, antioxidante, combate os radicais livres.
Zinco: Encontrado nas ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos, a falta dele no organismo deixa os cabelos mais finos e quebradiços. O zinco ajuda no controle da oleosidade e no combate a queda.
Cobre: Encontrado em maior quantidade no cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, chocolate amargo, amendoim torrado, aveia, amêndoa, estimula o crescimento e tem o efeito da inibição da enzima 5-alfa-redutase (enzima que provoca a conversão da testosterona em DHT, vilão da alopecia androgenética).
Cálcio: Encontrado no leite, derivados e grãos, ajuda a reduzir a fragilidade dos cabelos, controla a saúde da cutícula dando hidratação e brilho aos fios.
Manganês: Encontrado na semente de abóbora, girassol e frutas secas, ajuda a formar a fibra mais forte dando brilho e saúde para os fios. Coadjuvante no tratamento de queda capilar.
Pantenol: Encontrado nos cereais, verduras verdes escuras, ovos, carne vermelha e nas frutas, inibe a formação de lesões na fibra capilar (cutícula e córtex), mantendo a saúde dos fios.
Magnésio: Encontrado nas sementes de abóbora ou girassol, frutas secas, acelga, dá saúde e beleza aos fios.
Biotina: Encontrado no fígado, gema de ovo, cereais, farinha de soja, ajuda no controle da queda capilar e melhora a saúde dos fios, além de ajudar no tratamento nas dermatites do couro cabeludo.
Antioxidantes: Encontrados em frutas vermelhas, alaranjadas, kiwi, morango, diminui a ação dos radicais livres que causam queda e aceleração do embranquecimento dos fios.
Vitamina C: Encontrado em alimentos como laranja, limão e morango, ajuda no crescimento do cabelo e manutenção da terapia capilar.
Vitaminda D: Para aumentar a produção no organismo é necessário tomar sol. A falta facilita a queda capilar
Agora que já sabemos que alimentos intensificam a saúde do cabelo, vamos nos alimentar melhor? Pra quem já está na vibe, continue assim!
Eliane Serafim é mulher negra, terapeuta capilar (Cabelo e Bem Estar), empreendedora social e criadora do Encrespa Geral, criadora e administradora da comunidade e grupo Amigas Cacheadas no Facebook.