Em comemoração ao aniversário de um ano do Sarau das Pretas, na próxima sexta-feira (31), no Aparelha Luzia, ocorre a festa “Sarau das Pretas – 1 ano de (r) existência”. Formado pelas poetas Débora Garcia, Elizandra Souza, Thata Alves, pela atriz e dançarina Jô Freitas e pela percussionista Taissol Zyggi, o coletivo traz uma nova linguagem artístico-literária para o cenário dos saraus periféricos, abordando principalmente mulheres e negritude.
Durante o primeiro ano de atuação, o sarau realizou quinze atividades e apresentações em diferentes espaços – intercalando centro e periferia – com repertório que valoriza poemas e músicas autorais com referências de tradição popular e afro-brasileira. O grupo se formou quando Débora Garcia, convidada para produzir atividades para o Dia Internacional da Mulher, enxergou a oportunidade de reunir artistas negras e abrir discussões sobre questões de gênero e questões raciais, valorizando história, luta e ancestralidade.
Agora, o reconhecido sarau que completa um ano de olhares poéticos como forma de reivindicação, lembrança, honra e valorização, promete celebrar essa atuação convidando grandes artistas que contribuíram na construção desse primeiro – de muitos – aniversário. No dia 31, tem Luz Ribeiro, Mel Duarte, Raquel Almeida e Jenyffer Nascimento na poesia, Sirlene Santos e Munique Mendes na dança, Lisandra Borges e Juliana Rodrigues na percussão, além de discotecagem da Dj Alek. Por fim, Tássia Reis encerra a noite, que contará com uma intervenção especial para ‘1 ano de (r) existência’. Além disso, o coletivo prevê o lançamento de um site sobre o Sarau das Pretas.
Sarau das Pretas – 1 ano de (r)existência
Data: 31/03/2016
Horário: das 19h às 23h
Local: Aparelha Luzia – Rua Apa, 78. Santa Cecília. Centro.
Entrada franca.
Programação:
Discotecagem com Dj Alek
Poetas: Luz Ribeiro, Mel Duarte, Jenyffer Nascimento e Raquel Almeida.
Dança: Sirlene Santos e Munique Mendes.
Percussão: Lisandra Borges e Juliana Rodrigues.
Sarau das Pretas
Pocket Show: Tássia Reis