O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, compondo a agenda de férias, preparou para o dia 22 de julho, uma programação com diversas atividades para todos os públicos.
Oficinas infantis, visita temática e debate sobre como é extensa e complexa as questões em torno de Exu, fazem parte da programação que acontece de forma gratuita.
Para participar das atividades, é necessário fazer a inscrição através do link.
Confira a programação completa:
Visita Temática – Quando Exu redime Cam: outras visões sobre a história do Brasil
Realizando um diálogo que atravessa diferentes espaços expositivos, essa visita temática propõe uma mediação da obra “A Redenção de Cam” de Modesto Brocos a partir das fabulações críticas presentes na exposição temporária Bará, de Gustavo Nazareno.
Data: 22 de julho
Horário: 10h
Formato: Presencial
Oficina Xirezinho – Brincando com a Natureza
Nesta oficina, o Museu convida Priscila Obaci para realizar a atividade musical, sensorial e formativa que propõe movimentações e interações entre os adultos e crianças a partir da relação dos elementos da natureza que cada Orixá representa.
Nas oficinas para a família, o público participante terá acesso gratuito para visitar o Museu no dia da oficina.
Data: 22 de julho
Horário: 11h
Formato: Presencial
Oficina – Brincadeiras Africanas
Nesta oficina, Amarilis Irani, atriz, cantora e circense, é convidada a compartilhar com o público uma curiosidade, brincadeira, ou canção da África.
Essa ação busca celebrar a cultura africana com o objetivo de enriquecer o repertório cultural dos pequenos e conscientizar sobre a descolonização. Para as crianças negras também é uma forma de reconexão com suas raízes ancestrais, já que o foco principal é agregar pertencimento.
Data: 22 de julho
Horário: 14h
Formato: Presencial
Negras Palavras com Gustavo Nazareno e Babalorixá Sidnei
O encontro visa debater como é extensa e complexa as questões em torno de Exu, da diversidade de seus cultos e de suas simbologias socioculturais. Por meio dos fluxos e refluxos transatlânticos, os conceitos forjados pela entidade se manifestam pelo avesso.
Data: 22 de julho
Horário: 16h
Formato: Presencial