Beyoncé divulgou sua gravidez com uma foto no Instagram na quarta (01), e desde então não se tem falado de outra coisa. No dia seguinte, a cantora também publicou um ensaio completo com fotos exibindo seu belo barrigão no seu site. Muito se falou sobre essas fotos nas redes sociais, mas conhecer o nome por trás do trabalho é indispensável para saber quais são as motivações de Bey com esse ensaio que já é arte. Pensando nisso, trouxemos aqui a ficha de Awol Erizku, o fotógrafo etíope responsável pela bela produção.
Awol nasceu na Etiópia mas desde a infância vive em Nova York, mais precisamente no sul do Bronx. Começou seu trabalho com fotografias colando em gente que já era muito conhecida na cena americana, como o fotografo David LaChapelle. Em 2014, conseguiu se formar no programa de artes da Yale University. Ele já teve fotos suas em editoriais da Vogue e tenta fazer de seu Instagram (@awolerizku) uma “galeria de arte temporária”, já que todas as suas fotos são privadas e seu feed só fica aberto ao público de terças a sextas.
Além de ser extremamente talentoso nas fotografias, Awol também flerta com a música, com pintura e com escultura. Em 2016 ele fez uma exibição de arte na Nina Johnson Gallery, com várias versões de uma mão segurando uma rosa, algumas delas inspiradas por outros artistas dos quais ele é fã. Sabe aquele carro vermelho que a Bey tá em cima em uma das fotos do seu ensaio? Foi ele quem fez também, e se chama “Ask the Dust”, uma escultura feita em colaboração com a florista Sarah Lineberger.
Com cores e flores, sua obra está constantemente chamando a atenção para o resgate da ancestralidade africana. É sua cultura que está em cena. Com certeza a escolha de Bey para este ensaio não foi aleatória: Awol é um cara que tem sensibilidade e preocupação em retratar pessoas negras, ou montar seu trabalho com referências negras justamente pela carência de artistas que explorem essas questões.