Durante o Festival Feira Preta 2022, que ocorreu no início do mês de dezembro, o Painel Bap, startup de inteligência de negócio, fez uma pesquisa com os visitantes do evento que reuniu mais de 50 mil pessoas no Memorial da América Latina em São Paulo.
A pesquisa teve por objetivo mapear as tendências de consumo e documentar as vozes e opiniões da população preta, fomentando o afro empreendedorismo como decisivo para a transformação social.
A força do black money
A pesquisa apontou que 33% das pessoas entrevistadas sempre compram produtos de afroempreendedores. Sobre os 57% que compram às vezes e 11% que nunca compraram, em comum ambos acreditam que apenas em eventos como a Feira Preta é possível encontrar outros produtos além de vestuário e comidas tradicionais das nossas culturas. “Neste sentido, existe ainda um grande mercado inexplorado fora das bolhas dos eventos pretos. “afirma Marco Lima, Head da Bap for Business, braço de inteligência do Painel Bap , responsável pelo estudo.
A pesquisa também mostra que o turismo cultural e de eventos, depois das viagens de férias, irão movimentar o planejamento das pessoas pesquisadas nos próximos 24 meses. “Entendemos que as viagens de férias ocupam o maior percentual do planejamento já que 45% dos respondentes trabalham com carteira assinada. Entretanto, as viagens para feiras, eventos e cidades/locais onde é possível fazer uma imersão cultural também estarão presentes no planejamento, principalmente para aqueles que dizem que “Ser Negro no Brasil é ter orgulho da sua ancestralidade”, uma das questões perguntadas na pesquisa.
Painel Bap na Feira Preta
A empresa inovou mais uma vez ao montar um escritório na Feira, saindo do digital para o mundo real trabalhando full time com o time completo mais uma squad de recrutadores e pesquisadores, os Bappers, que circularam pelo evento. Saiba mais sobre a história do Painel Bap com a Feira Preta.
A Pesquisa Bap Feira Preta 2022 é uma realização importante e necessária para o desenvolvimento do afroempreendedorismo, pois traz dados relevantes sobre consumo, cultura e tendências. “Foi muito importante para nós passarmos pela Aceleração do PretaHub e poder realizar um estudo histórico construído por uma empresa preta sobre um retrato do nosso momento histórico e social. A Feira Preta é um recorte da cara da população preta brasileira, lutadora, criativa, empreendedora e também alegre e orgulhosa da nossa cultura e ancestralidade, diz a CEO do Painel Bap, Luanna Teofillo.
Serviço
Vai ser dia 22/12 às 18h30.
Webinar | Resultados da Pesquisa Bap Feira Preta 2022
Venha descobrir o perfil, hábitos e atitudes dos visitantes da feira.
Para participar, clique aqui.