Além do TNM, Anderson Jesus é diretor de conteúdo da produtora Iracema Rosa Filmes, empresa responsável pela produção da série documental que fala sobre a adoção de crianças brasileiras nas décadas de 1980 e 1990 por famílias israelenses
O criador do TNM estreia hoje sua mais nova série documental no canal Investigação Discovery. O do documentário foi gravado em Israel e aborda a adoção de crianças brasileiras por famílias israelenses nas décadas de 1980 e 1990 que, atualmente, com idades entre 30 e 40 anos, tentam descobrir quem são seus pais biológicos.
Esta é a primeira temporada da série e tem 7 episódios. Cada um deles tem 25 minutos de duração e conta duas histórias diferentes. Todas as histórias foram relatadas pelos próprios personagens e contam com o apoio complementar de especialistas e autoridades que estão envolvidas com o tema, como o então tenente-coronel de Santa Catarina Marcos Roberto (In Memoriam) que era coordenador do programa ‘SOS Desaparecidos’.
Além do TNM, Anderson Jesus é diretor de conteúdo da Produtora Iracema Rosa Filmes que, por sua vez, produziu a série. É Anderson quem dirige o documentário e, durante uma entrevista de divulgação, destacou o ineditismo do tema em uma série documental:
A produtora executiva da série, Nídia Gabrielle, explica que a ideia de produzir “Adotados”surgiu durante a produção de outro documentário. Em 2017, a equipe viajou até Israel para gravar com o personagem Lior Vilk para “Desaparecidos”, série documental que fala sobre o desaparecimento de pessoas. Após chegarem em Tel Aviv, capital de Israel, souberam da existência desses brasileiros que desejavam conhecer seus pais biológicos.
Com vários casos gravados, o diretor do projeto, Anderson Jesus, começou, então, a estudar a viabilidade da série contando somente casos de brasileiros que foram adotados por famílias de Israel. Vale destacar que nem todas as pessoas do documentário foram adotadas ilegalmente, assim como muitas dessas pessoas já sabiam que eram adotadas. O que une estas pessoas é a vontade de conhecer suas famílias biológicas.
“Nós, de certa forma, somos a única opção que muitos deles tem hoje para encontrar suas famílias. A esperança que eles têm é que alguém assista o programa e identifique semelhanças entre alguns deles com pessoas aqui no Brasil ou que alguém que tenha vendido ou doado seu filho tenha se arrependido e entre em contato”, finaliza Anderson Jesus.
“Adotados” – Especial Israel estreia nesta segunda no Investigação Discovery, às 21h20 com as histórias de Moran e Dana. Confira a sinopse dos episódios que estão na ordem que serão exibidos.
Serviço:
Série: “Adotados” – Especial Israel
Estreia: 9 de março de 2020 às 21h20
Onde: Canal Instigação Discovery, disponível nas operadoras Oi TV (canais 70 e 71), Claro TV (canais 139 e 639), Algar TV (canal 549), TV Alphaville (canal 52), NET (canais 139 e 639), Vivo TV (canais 96, 361, 658 e 825) e SKY (canais 149 e 549).
Episódios: 7
Duração: 25 minutos cada