Composta por BiXop – o norte-americano que, de tanto respirar rap brasileiro, decidiu morar no Brasil – e por Lena Silva, sua companheira, “A Periferia Pede Socorro” reflete a vivência sob a perspectiva de um gringo negro que vivencia, com orgulho, a difícil lida das periferias de São Paulo, mais precisamente da região do Capão Redondo.
Embalada pelo inglês de BiXop, que nasceu e cresceu nos guetos dos EUA, e pelo português de Lena – cantora e fotógrafa brasileira -, a música valoriza a cultura do Hip Hop, retratando a realidade das periferias, tanto aqui quanto lá. O casal é, provavelmente, o primeiro composto por um afro-americano e uma afro-brasileira que inspiram o resgate, a valorização e a disseminação da diáspora africana.
Além do intuito social, o Rap do casal busca difundir a língua inglesa, a partir da música. Nada mais justo: BiXop aprendeu a língua portuguesa ouvindo RZO, Racionais, Sabotage, Facção Central, Rappin Hood, MV Bill e Realidade Cruel. “A Periferia Pede Socorro” busca evidenciar a realidade das favelas não só do Brasil, mas do mundo.
Com produção musical e direção cinematográfica de Hilberto Dias Júnior, o clipe conta com imagens capturadas na região do Jardim Irene, Jardim das Rosas e Parque Fernanda em São Paulo. Para tornar o trabalho acessível a todos, considerando inclusive as demandas da periferia, o vídeo conta com tradução – tanto do inglês para o português, quanto do português para o inglês -, já que a ideia é mesmo transmitir ritmo e poesia para o mundo afora. Confira o teaser: