Campanha que mostra uma mulher negra se transformando em branca após usar o produto da marca desencadeou fúria em consumidores que prometem boicote.
A marca Dove foi obrigada a se desculpar e retirou do ar o vídeo de um anúncio de sabonete possivelmente racista. Nas imagens, uma mulher negra se despe de uma camiseta marrom e se transforma numa mulher branca. Na sequência, esta mulher branca se transforma em uma asiática.
Dove é uma marca de propriedade da gigante Unilever. Em seu twitter ela reconheceu que a campanha ofendeu as mulheres negras. “Nós lamentamos profundamente a ofensa que causamos”, publicou no twitter.
Não é a primeira vez que Dove é acusada de promover um discurso racista em suas campanhas. Em 2011, um outro anuncio provocou a ira dos consumidores ao insinuar que as mulheres ficam mais limpas a medida que seu tom de pele clareia. Na época, a marca se pronunciou alegando que “Todas as três mulheres pretendem demonstrar o benefício do produto. Não toleramos nenhuma atividade ou imagem que intencionalmente insulte qualquer audiência”. Em 2015 um outro episódio controverso gerou comentários e anúncios de boicote nas redes sociais, Dove lançou um creme de brilho do verão e anunciou que era para uso em “pele normal a escura”.
Cris Guterres é mulher negra, leonina, sonhadora e mochileira. Jornalista e entrevistadora do TNM nas horas vagas.