Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Angola se unem para dar vida ao Festival Yesu Luso – Teatro em Língua Portuguesa, que acontece no Sesc Ipiranga, zona sul de São Paulo. A programação traz seis peças de teatro, uma oficina e três debates com artistas e pensadores dos cinco países. A curadoria e escolha da peças foi feita pela atriz Arieta Corrêa e o produtor português, Pedro Santos.
Os temas são diversos e o evento foi pensado para a plateia ter diversas opções de entretenimento.Diretamente de Angola, a peça ‘Rostos de Loanda, Luanda’, do Grupo Colectivo Miragens de Teatro, ilustrações de figuras que norteiam a cultura e o imaginário angolano serão apresentadas. Saindo de Angola e indo para Moçambique, o público verá uma história focada nas questões do feminismo, através da realidade moçambicana em ‘Qual é a Sentença? A Mulher que Matou a Diferença’, interpretada por Assucena Daniel e Castigo dos Santos e que apresenta cenas fortes (imagem abaixo).
Vindo de Cabo Verde,o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, apresenta uma peça chamada ‘Teorema do Silêncio’, falando do abuso sexual de menores. Já em ‘I Can´t Breathe’, o tema abordado é extermínio da intimidade no mundo de hoje e o cansaço generalizado na sociedade.
A equipe do TNM esteve presente no evento e em breve matérias especiais a respeito das peças, dos atores e envolvidos com o evento,serão divulgadas.
O festival Yesu Luso vai até o dia 11 de junho na unidade do Sesc Ipiranga, localizado na Rua Bom Pastor, 822, 3340-2000. Os ingressos para o evento variam entre 9 e 30 reais.
Para conferir a programação completa, clique no link do evento: https://goo.gl/0dyb0P