Criada pela artista nigeriana Haneefah Adam, ‘Hijarbie’ é uma homenagem às mulheres muçulmanas. A partir de uma transformação das bonecas, surge a representatividade de uma parcela feminina a quem cabe uma série de estereótipos, principalmente pelo uso do hijab. Por isso o nome ‘Hijarbie’, numa juntão de hijab – o lenço utilizado pelas mulheres, geralmente a partir dos 9 anos – e Barbie.
O trabalho de Hanefaah é de grande importância visto que a cultura muçulmana tem sido representada, principalmente pela mídia, de maneira ilegítima, com base no senso-comum que assimila muçulmanos a terroristas.
Para disseminar a proposta, a nigeriana criou uma conta no instagram, onde publica a foto das bonecas. Em alguns casos, a artista disponibiliza também uma foto da mulher na qual a produção foi inspirada. No segundo caso, junto às imagens há informações sobre a importância dos feitos da homenageada. Antes de conferir a beleza dessas bonecas, vale conhecer a beleza de quem teve essa brilhante ideia, Haneefah Adam: