A influencer que desenvolve vários projetos sociais e econômicos, participou de encontros e trouxe as diferenças entre empreender no país e no continente africano
A empreendedora africana, Telma Seidi, conhecida internacionalmente como Tita Pipoka, natural de Guiné-Bissau, país da África Ocidental, esteve no Brasil para uma série de eventos que visaram debater temas relacionados aos muitos desafios e possibilidades do empreendedorismo.
Tita Pipoka que também é influenciadora digital, criadora do e-commerce Pipoka Luxury Hair e modelo, exerce diversas atividades e também é idealizadora do projeto social “Um lápis, um caderno, uma educação” dedicado a inserir crianças e jovens vulneráveis socialmente, em um contexto que utiliza a educação como ferramenta de transformação que se amplia para todas as áreas da vida: desde a pessoal à profissional, cultural e social. A intenção do projeto é, sobretudo, reduzir as desigualdades sociais através do estímulo à profissionalização e a continuidade dos estudos.
Atuante em várias esferas, Tita Pipoka, que adotou este pseudônimo artístico em razão de seu estilo ‘empoderado’ desde a infância, cumpriu no Brasil uma agenda bastante diversificada que envolveu atividades em locais como o Centro de Referência da Mulher; Centro de Referência Afro; visita à cidade de Araraquara para encontros com o prefeito e parlamentares da Frente Parlamentar Antirracista; entre outros locais com objetivos distintos. A presença em uma premiação (Prêmio Zumbi dos Palmares) e a participação no ‘Summit 22 – Brasil no Mundo e São Paulo’, evento que ocorreu na capital paulista, também fizeram parte da agenda de Tita.
Como empreendedora que atua nas mais diversas frentes há mais de 10 anos, Tita Pipoka trouxe em todas as ocasiões possíveis, reflexões sobre as diferenças da atividade empreendedora entre os contextos africano e brasileiro, ressaltando os desafios que enfrenta diariamente para concretizar os projetos que tem implementado, bem como as soluções criativas e parcerias que consegue mobilizar para que tenham êxito.
Duas ocasiões que também merecem destaque foram a roda de conversa “Mulheres Negras aproximando continentes femininos” que ocorreu na cidade de Araraquara; e o evento FórumSP Afro 2022 que ocorreu entre 26 e 27 de novembro, na capital paulista, e teve como objetivo debater questões relacionadas ao desenvolvimento social e econômico da cultura afro-brasileira no contexto atual.
Quem é Tita Pipoka
Tita Pipoka se define como “mulher guineense, empreendedora social e visionária”. É idealizadora de vários projetos entre os quais o e-commerce Pipoka Luxury Hair; os projetos sociais “Um lápis, um caderno, uma educação”; “Liderança Feminina” e “Rescue Dreams”. Também é palestrante, estudante de Ciências Biomédicas (University of Greenwich, Inglaterra) e de Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade Lusófona de Lisboa.