João do Vale, emblemático compositor que faria 88 anos em 2022, tem o seu maior clássico – e um dos maiores da história da MPB -, “Carcará”, revisitado pelo seu neto, o cantor Gabriel Vale. Com produção de Tuninho Villas pelo selo Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SINCOM), o single está disponível nas plataformas digitais.
Com elementos modernizados que reforçam a atemporalidade da canção, a homenagem conta com participações especiais de nomes como Robertinho Silva, Carlos Malta, Adelson Viana, Alexandre Ito Primo, Roberta Ribeiro e Walter Fernandes.
“Anos atrás, fui convidado para prestigiar um sarau na Casa Com a Música em homenagem ao João do Vale e assim começou a nascer a parceria. Escolhemos Carcará para homenagear o João pelo peso simbólico da canção, por ser um símbolo de resistência e também por ter sido eternizada nas vozes de Nara Leão e Maria Bethânia no show Opinião, um dos primeiros shows em reação ao Golpe de 1964. É necessário resgatá-la pensando no momento político atual do Brasil – conta o cantor e produtor cultural Gabriel Vale, de 26 anos, nascido na Baixada Fluminense, que se dedica desde os 14 à preservação e divulgação da obra do avô”, disse Gabriel Vale.
Hino em tempos de repressão
Regravada por grandes nomes da Música Popular Brasileira, “Carcará” é uma das composições mais conhecidas e icônicas dentre as mais de 400 de João do Vale, preto retinto e semianalfabeto, que saiu de Pedreiras, no Maranhão, e veio para o Rio de Janeiro ainda jovem. Composta em 1965, período da Ditadura Militar, a canção fala de uma ave de rapina típica do Nordeste e pode ser lida como uma metáfora àquele período e aos militares. Tornou-se hino por meio do show “Opinião”, de 1964, que reuniu Nara Leão (mais tarde substituída por Maria Bethânia), João do Vale e Zé Keti.
Para conferir “Carcará”, acesse: https://onerpm.link/285850345901