O curta-metragem “Mergulho”, baseado na história real de Marton Olympio, diretor e roteirista, foi selecionado pelo Madrid Indie Film Festival. O MIFF é um festival internacional de cinema com exibição em Madrid e membro do IBERIFF (Iberia Indie Film Festivals), que celebra e apresenta novas produções e artistas independentes de todo mundo. “Mergulho” foi selecionado entre mais de 1400 produções do mundo todo e inteiramente produzido com fomentos dos produtores e diretores, junto a uma equipe que abraçou a ideia e se conectou com a história. “Receber a notícia de que estamos concorrendo ao prêmio de um festival na Espanha me dá um impulso inspirador em continuar fazendo arte”, conta Wiliam Costa, que faz Juliano, protagonista na trama.
“Mergulho” entra de cabeça na história de uma família periférica brasileira, ou seja, uma família preta, com conflitos, dificuldades e amor. E como Marton Olympio bem explicou, “Mergulho é um filme único que convida o espectador a mergulhar nas camadas de sentimentos de cada personagem. Ele foge dos estereótipos e traz uma família preta contando uma história sobre um reencontro e reconexão”. O curta traz o recorte de uma família, que durante os preparativos para um final de semana na praia tem seus sentimentos confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos.
Gravado em quatro dias, o filme foi todo pensado para apresentar ao mundo um recorte das famílias pretas brasileiras e acaba refletindo recorte de como é o cinema preto brasileiro. “Mergulho” é um filme que não conta com nenhum tipo de fomento público, o fomento para construção da obra veio toda dos diretores, produtores e artistas que se identificaram e abraçaram o roteiro, assim como Anderson Jesus, fundador da Iracema Rosa Filmes, produtor e diretor da história, “quando peguei o roteiro, achei de uma profundidade incrível. Essa história, apesar de não ser a minha história, se conectou muito comigo e eu me conectei muito com ela. Gostaria que o fim dela fosse o fim da minha”.
Em um filme majoritariamente preto, Lena Roque faz parte do quadro de protagonistas, representando Damiana uma mulher/mãe que assume sua família com dedicação e força, enfrentando as dificuldades inerentes às famílias negras da periferia do Brasil. “Quero lembrar que no processo de mais de três séculos de escravização no Brasil, a mulher negra foi esse elo entre perpetuar as gerações e a cultura negra no Brasil, trazendo ao mundo os meninos e meninas que foram os nossos ancestrais nessa terra Brasil. Agradeço por tanto”.
“A gente nunca tem certeza se a escolha do elenco vai dar certo, mas ficou muito, muito coeso essa família. Fiquei muito feliz de fazer esse trabalho e foi um trabalho que eu me emocionei muito mais do que as pessoas vão ver na tela”, disse Nill Marcondes, também protagonista no filme.
“Quando recebi o roteiro, primeiro chorei, é uma história pessoal do Marton mas também traz muitas semelhanças com a história da minha vida. Aceitei na hora, porque são duas pessoas com a história parecida”, conclui Anderson Jesus.
“Mergulho” é uma história parecida com a de muitos outros brasileiros e brasileiras. O curta ainda vai rodar o mundo em festivais, mas logo estará disponível para público geral e quando esse momento chegar, avisaremos aqui no portal.
FICHA TECNICA
Atores
Willian Costa
Lena Roque
Nill Marcondes
Ewerthon Gonzaga
Cauã Trindade
Direção
Marton Olympio
Anderson Jesus
Roteiro
Marton Olympio
Produção
Anderson Jesus
Nidia Gabrielle
Rafael Leal
Produção Executiva
Rafael Leal
Direção de Fotografia
Yago Nauan
Som Direto
Fernanda Araújo
Edição e Montagem
Fernanda Araújo
Direção de Arte
Nídia Gabrielle
Figurino
Janaina Souza
Cabelo e Maquiagem
Suellem Melquiades
Desenho de som, Mixagem e Finalização de Áudio
Ian Murray
Efeitos Sonoros
Ana Mendonça
Edição de Diálogos
Otávio Gesualdo
Correção de Cor
Yago Nauan
Assistência de Direção
Nidia Gabrielle
Assistência de Produção
Priscila Fernandes
Assistência de Produção Executiva
Bruna Christine
Elétrica
Geraldo Justino
Assistência de Câmera
João Costa
Fotografia Still
Andreza Dias
Catering
Luana Miranda
Marlice Barbosa
Deh Coutinho
Assessoria Jurídica
Samy Mayer Zeccer