No dia 11 de agosto foi lançada, pelo Afroya Tech Hub, a pesquisa Quem Somos: Mapa de Talentos Negros em Tecnologia. O estudo pretende apresentar uma aprofundada análise sobre talentos negros em tecnologia no Brasil e com isso fazer um retrato de abrangência nacional que norteará com assertividade a realização de agendas afirmativas exclusivas para a população negra no ecossistema de tecnologia.
Conceição Evaristo toma posse como titular da Cátedra Olavo Setubal
O mapeamento tem dois objetivos principais: 1) conhecer a demografia, em quais ecossistemas atuam e com quais tecnologias, quais as percepções acerca de ações afirmativas no ambiente corporativo e quais empresas se destacam na pauta; e 2) fornecer dados quantitativos e qualitativos como legado para o desenvolvimento de ações, projetos e políticas afirmativas relacionadas a pessoas negras, também a longo prazo e priorizando a agenda ESG (Environmental, social and Governance).
Para Andreza Rocha, CEO da AfrOya Tech Hub “estamos entrando num novo momento, de mais maturidade acerca das ações relacionadas à Diversidade e Inclusão racial no mercado de trabalho, portanto a visibilidade que os dados vão trazer nos coloca com a responsabilidade de criar projetos mais sólidos e consistentes, na área de maior concentração de oportunidades. A tecnologia sem dúvida tem um papel fundamental de emancipação, ascensão social e econômica desta população e precisamos redesenhar essas narrativas. Conhecer o nosso mercado vai contribuir proativamente e positivamente para a construção de estratégias alavancando também a economia do país num setor pujante com diversas possibilidades de investimento”.
A coleta das respostas ocorrerá entre agosto e setembro de 2022 através do formulário disponível nesse link e o resultado da pesquisa será apresentado no dia 12 de novembro de 2022 durante o evento Afroya Tech Conf.
Sobre Afroya Tech Hub: Do desejo e da necessidade de criar novas narrativas sobre pessoas negras, tecnologia e inovação, nasce o Afroya Tech que é um Hub afrofuturista global de projetos e diversidade para inserção, desenvolvimento, ascensão e pertencimento de talentos negros ao ecossistema de tecnologia e inovação.