Você pode estar se perguntando o que são Box braids? e pra simplificar são aquelas tranças finas ou mais grossas feitas desde a raiz do cabelo, que unem cabelo natural com o cabelo sintético que poderá ser lã, kanekalon ou jumbo.
Fora a diversidade de penteados que esse tipo de trançado pode oferecer, o uso de tranças afro representa a reconexão com as raízes africanas, pois era uma maneira de comunicação e de identidade negra, portanto remetem a ancestralidade, força e resistência. Além, da carga histórica que as tranças representam e olhando para o lado da praticidade, as Box braids podem durar em média três meses nos cabelos sendo muitas das razões pelas quais o uso desse tipo de trançado é o escolhido das meninas (e meninos) mais estilosos. E, em tempos que a ordem é ficar em casa, poder dormir e acordar “prontos” para aquela chamada de vídeo no home office, a Box braids é sem dúvida uma ótima opção.
É estranho afirmar que Box braids está na moda pois é algo que faz parte da cultura negra por gerações, mas assim como o cabelo crespo natural finalmente foi posto pra jogo, o preconceito com as tranças está caminhando para o mesmo desfecho, pois essa técnica de trançado está sendo opção de muitas meninas na difícil fase da transição capilar ajudando na proteção dos fios e escondendo a diferença de texturas – cabelo crespo natural crescido com a parte do cabelo alisado.
Sem dúvidas, o combo de vantagens que há em fazer uso das Box braids nos convence a experimentar ficar trançadas, não é mesmo? E pra saber o truque para manter a suas trancinhas com aspecto saudável de quem acabou de sair das “fadas trancistas” é aprender a lavar suas tranças sem desmancha las ou provocar os indesejados frizz. E a tarefa não precisa ser trabalhosa, e certamente não é, basta seguir os seis passos para a lavagem perfeita.
Passo 1 : fazer o check do que usar
2 frascos aplicadores – semelhante a frascos que vem nas caixinhas de pintar a raiz do cabelo
Shampoo anti resíduo
Condicionador hidratante
Óleo hidratante ou de brilho para cabelo
Secador (opcional).
Passo 2 : como aplicar o shampoo
Selecione um shampoo anti resíduo para ajudar a remover qualquer excesso de produto acumulado no couro cabeludo. Em seguida, misture partes iguais de shampoo e água em um frasco aplicador. Isso é feito para diminuir a consistência do produto e facilitar o processo de lavagem. Use a ponta do frasco de aplicação e aplique a mistura de shampoo diretamente no couro cabeludo, certificando-se de cobrir completamente toda a superfície. Com as pontas dos dedos, lave suavemente o couro cabeludo em pequenos movimentos circulares. A pressão suave evita o frizz e ajuda a manter as tranças organizadas. Repita o processo de shampoo mais de uma vez, prestando muita atenção aos seus movimentos circulares suaves! Quando terminar, enxague abundantemente! E quando você achar que já está bom … enxague novamente!
Passo 03 : como aplicar o condicionador
O condicionamento é uma etapa muito importante e, às vezes, é ignorada no processo de manutenção da trança! Use de preferência condicionadores com hidratação profunda. Pegue o segundo frasco aplicador e encha-o com água e condicionador em partes iguais. Usando a ponta do frasco aplicador, aplique a mistura no couro cabeludo e nas tranças de maneira generosa e uniforme. Em seguida, use as mãos para intensificar o processo do condicionador em um movimento vertical, movendo-se da linha do cabelo até a nuca. Deixe no cabelo o condicionador por cerca de 3-5 minutos e depois enxágue bem!
Passo 04 : como secar as tranças
Depois do enxágue sua cabeça e cabelo ficarão mega pesados. Isto é normal, apenas seque o excesso de água com uma toalha até que a trança não esteja pingando continuamente. Isso pode demorar um pouco, mas reduzirá drasticamente o tempo que as tranças levam para secar naturalmente. Lembre se que o processo de secagem é muito importante para que as tranças não fiquem úmidas por muito tempo em nenhuma hipótese.
Passo 05 : para acelerar o processo de secagem (opcional)
Considere usar um secador até o cabelo ficar 75% seco (quase seco), mas caso não tenha ou não queira usar secador, você certamente pode secar ao ar livre. O truque aqui, é certificar-se que durante o processo de secagem deverá manter as tranças soltas, isto é, evitando colocá-las em qualquer estilo, fazer uso de elástico ou fazer um coque, a regra é manter as tranças completamente soltas até que o cabelo esteja totalmente seco.
Passo 06: toque final
Completando todas as etapas e seu cabelo completamente seco! Use um óleo hidratante ou de brilho e garanta tranças com aparência saudável e brilhante!
*A dica bônus quem dará é a gringa no vídeo mostrando como variar nos penteados com Box braids, espia.