Notícia

Primeira neurocirurgiã negra residente da Universidade Johns Hopkins

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Nas três décadas em que o departamento de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins – o primeiro centro de pesquisa dos EUA – aceitou moradores, nunca houve uma mulher negra ocupando as fileiras. Finalmente essa realidade mudou: Nancy Abu-Bonsrah é a primeira neurocirurgiã negra residente da universidade.

A instituição, localizada em Washington, realiza o segundo melhor programa de residência do país e aceita, no máximo, cinco candidatos à participação. Abu-Bonsrah viveu na Gana, país da África ocidental, até os 15 anos de idade onde, inclusive, foi atendida pelos médicos formados na Universidade Johns Hopkins.

Em entrevista a um site norte-americano, a neurocirurgiã afirmou o desejo de voltar à Gana ao longo de sua carreira para ajudar na construção de infra-estruturas cirúrgicas sustentáveis, em que a população possa ser atendida e cuidada. “Eu quero ser lembrada por servir a minha comunidade, seja por meio da prestação de cuidados cirúrgicos de qualidade ou ajudando a orientar a próxima geração de cirurgiões”, declarou a mulher negra que, além da carta de aceitação, recebeu ainda outra surpresa: seu marido, Kwabena Yamoah, também foi aceito em um programa de residência da mesma universidade.

Nancy Abu-Bonsrah e seu esposo, Kwabena Yamoah. Foto: Reprodução

Nancy Abu-Bonsrah e seu esposo, Kwabena Yamoah. Foto: Reprodução

 

 

 

É por histórias assim que a população negra permanece lutando, pela inserção de quem vem dos espaços marginalizados e que tem o desejo de melhorá-los, valorizando suas raízes. Que Nancy seja a primeira de muitas mulheres negras neurocirurgiãs residentes na universidade. Pela ocupação dos espaços!

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Documentário sobre genocídio da população negra é exibido no Festival de Gramado – TNM

Documentário sobre genocídio da população negra é exibido ...