Notícia

Diaspora.Black: turismo que combate o preconceito racial

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Se viajar não é despesa, é investimento, então os mochileiros adorariam investir numa empreitada com foco na história e na cultura da comunidade negra. Agora é possível! O Diaspora.Black é uma plataforma digital com o objetivo central de conectar viajantes e anfitriões dispostos a experimentar herança e ancestralidade dos povos africanos ao redor do mundo.

Combate ao preconceito racial, a plataforma foi criada após os dados, colhidos pela Universidade de Harvard, sobre as chances 16% menores de pessoas negras aceitas em acomodações norte-americanas, em comparação às pessoas brancas. A situação identificada reflete o racismo institucional que acomete não apenas a sociedade brasileira, mas mundial, infelizmente.

Para diminuir as fronteiras geográficas, então, um grupo de jovens profissionais investiu na criação do Diaspora.Black como alternativa para quem é africano ou descende de povos das diásporas e deseja ser acolhido em suas incursões pelo mundo. Por meio de uma economia colaborativa com propósito social, a plataforma foi criada. Mas ainda dá tempo de ajudar! O financiamento coletivo ainda não acabou: essa é a última semana de campanha. Colabore aqui.   

Os encontros promovidos pelo projeto são centrados não apenas na imersão cultural, mas também no acolhimento e no pertencimento, com o objetivo de imprimir o olhar e saber a partir das características de cada lugar. Assim, viajantes e anfitriões fortalecem suas identidades e reconhecem luta e trajetória do povo negro.

A rede oferece mais que a ponte entre quem quer visitar e quem quer ser visitado. Conteúdos relacionados à contribuição social, histórica e cultural das populações da diáspora africana em cada lugar visitado também são oferecidos, além de práticas de comunicação e interação entre usuários.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Documentário sobre genocídio da população negra é exibido no Festival de Gramado – TNM

Documentário sobre genocídio da população negra é exibido ...