fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 07 agosto 2022
HomeAgendaVale do Anhangabaú recebe a peça 'Cheganças', Auto de Natal que reúne...

Vale do Anhangabaú recebe a peça ‘Cheganças’, Auto de Natal que reúne artistas populares, circenses e violeiros, no dia 19/12, às 17h

Idealizado pelo folclorista e produtor cultural Diego Dionísio, este auto de Natal brasileiro reúne artistas populares, circenses e violeiros para mostrar a celebração cristã com genuínas manifestações culturais, como Folia de Reis, Reiadas e Reisados

Canções natalinas, como a tradicional “Jingle Bells, e outras conhecidas composições sobre essa importante comemoração cristã ganham execução especial em ritmo de maracatu e forró, expressões do cancioneiro nordestino, em 19 de dezembro (domingo), às 17h, no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista.  Nessa atmosfera que remete às tradições culturais brasileiras Papai Noel também irá dividir espaço com os Reis Magos, palhaços, pastorinhas, reisados e os reis das Folias no espetáculo “Cheganças”, um auto natalino que integra a programação do Festival de Natal de São Paulo.

Nessa encenação participam três coletivos populares, como o Grupo de Cultura Popular, o Sacode a Poeira e o Circo Circunflexo. Ao todo, 20 artistas apresentam a chegada do Natal por meio das identidades culturais do Sul ao Nordeste com músicas e intervenções.

A trama começa com a “chegança” de núcleos familiares, uma folia de Reis, um Reisado e uma Reiada, que se preparam para dançar e cantar para o nascimento da criança que é a esperança de um mundo melhor. Em meio a essas festanças surgem alguns personagens, como a estrela guia, os reis magos e as pastorinhas, que se unem para celebrar a data de uma forma bem brasileira.

Iniciativa do pesquisador da Comissão Nacional de Folclore, produtor cultural e curador artístico Diego Dionisio, o espetáculo pretende ativar a memória afetiva das festas populares do Brasil. “Esperamos que cada pessoa que passe por este espaço reconheça suas identidades culturais e o pertencimento em relação à sua ancestralidade”, diz.  Em novembro, Dionísio recebeu o prêmio “Prêmio SP Afro Brasil 2021”, do Fórum SP Afro Brasil, em homenagem a sua trajetória de 20 anos entre quilombolas, comunidades tradicionais e artistas pretos.

SOBRE O IDEALIZADOR

Diego Dionísio é guarulhense, jornalista, gestor de política pública e curador artístico. Atua no mercado cultural e da economia criativa há 20 anos. Pesquisador da Comissão Paulista de Folclore, foi premiado em vários projetos culturais, possui em seu acervo mais de 10 mil fotos de comunidades tradicionais e étnicas por todo o Brasil. Como gestor de patrimônio imaterial e produtor cultural esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador. Em Guarulhos, Dionísio produziu, no Bosque Maia, o “Arraiá Arte Na Rua” em parceria com a Rede Globo.

(Serviço)

“Cheganças” Auto de Natal Brasileiro

Quando: 19/12 (domingo)

Hora: 17h

Onde: Vale do Anhangabaú

Informações: www.tadito.com.br

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES