fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeNotíciaUbuntu Club, comunidade de empresários e profissionais negros, chega ao mercado para...

Ubuntu Club, comunidade de empresários e profissionais negros, chega ao mercado para alavancar negócios e carreiras 

Mentorias de carreira terá edições segmentadas, a edição de lançamento alcançará público de TI

O Ubuntu Club tem o propósito declarado de estimular conexões entre empresários  negros para geração de negócios e entre profissionais para alavancagem de carreira. Neste contexto, surge a mentoria que visa preparar profissionais negros para que desenvolvam suas carreiras  em ambientes corporativos e que prepara os ambientes corporativos para receber estes talentos.

Fundada em 2020 pela executiva, palestrante e empreendedora, Débora Paiva, sua intenção foi criar um ambiente de aprendizado inovador  que, além de capacitar talentos negros, também busca sensibilizar os ambientes corporativos para que contratem, desenvolvam  e promovam estes talentos.  Segundo a fundadora, o insight para a criação do projeto surgiu de sua própria experiência como executiva: “Durante a pandemia fui convidada para assumir uma posição em uma multinacional global de cosméticos numa jornada de recrutamento que levou cinco meses. Como executiva de marketing com 15 anos de mercado atendia a mais de 90% dos pré-requisitos para vaga, contudo, fui preterida  sob   a alegação  de que era “muito qualificada para aquela posição”. A partir dessa experiência que, sei, ocorre com muitas outras pessoas negras, criei o Ubuntu Club, uma mentoria de carreira   que  prepara profissionais negros para que possam   se destacar em suas áreas de atuação e que alavanca empresários negros”, ressalta.

A primeira mentoria será focada no segmento de TI. O mercado de TI é centro das discussões quando o tema é inclusão e diversidade. Por uma lado há uma predominância de homens e ainda hoje persiste o estereótipo de que mulheres têm mais  afinidades com humanas e não com exatas. Por outro lado, este é um mercado que exige o diálogo com outras áreas do saber, por exemplo o domínio da língua inglesa. Outros aspectos como o capital social e financeiro tornam este setor mais restrito. É comum contratantes e recrutadores divulgarem que “há vagas”, no entanto, não há profissionais aptos para o preenchimento destes postos. Portanto, a mentoria é fundamental para preencher este gap.

Débora chama a atenção para a importância deste projeto de mentoria em uma sociedade falsamente cordial e que nega o racismo como é a brasileira, apesar de vermos poucas pessoas negras em posições de liderança nas empresas. “Os temas de diversidade, inclusão e pertencimento ganharam mais fôlego a partir de 2020 com o assassinato do norte-americano George Floyd. No Brasil, porém,  a questão da equidade racial enfrenta maiores desafios em virtude do racismo sistêmico. Nesse sentido, acredito que lutar pela equidade racial implica em, primeiro, reconhecer que nosso país é racista e que a democracia racial é um mito”, argumenta.

“Sobre a missão que fundamenta o Ubuntu Club, Débora explica que a intenção do projeto, para além da capacitação profissional, é ‘desenhar experiências de pertencimento, colaboração e aprendizagem para pessoas negras”.  O escopo da iniciativa envolve encontros permeados de cultura e identidades negras, artes, e networking para que as conexões sejam criadas em um ambiente de segurança psicológica.

Quem é Débora Paiva: Palestrante, empreendedora social, executiva trilíngue com atuação em multinacionais. Trabalha há mais de 15 anos na área de desenvolvimento pessoal com o objetivo de fomentar a equidade racial e de gênero em empresas globais. Também é mestre em Responsabilidade Social Corporativa pela Universidade de Cranfield na Inglaterra. No Brasil, liderou equipes na América Latina, construiu e fortaleceu marcas em B2C e B2B. Nomeada pela Forbes na categoria “Inovadores Negros na Saúde” e contemplada no Future Females Business School do UK Brazil Tech Hub.

Sobre o Ubuntu Club: Negócio de impacto social que faz parte do ecossistema do  CIVI-CO, ecossistema de negócios de impacto socio-ambiental.  

Serviço

Ubuntu Club  – Mentoria de carreira  e Alavancagem de negócios  

Quando: a partir de dezembro

Formato: Encontros mensais em formato híbrido

Local: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros – São Paulo (SP)

Contato para informações: [email protected]

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES