fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeNotíciaTia Má (finalmente) estreia no streaming!

Tia Má (finalmente) estreia no streaming!

Tire o sapatinho e bote o pé no chão que Tia Má está inaugurando seu especial “Tia Má com a língua solta” nos serviços de streaming.

É seguro dizer que Tia Má é um sucesso, Eu, que nem tenho TV aberta, já assisti a algumas das participações que ela tem no programa da Fátima e tive diferentes emoções como experiência. Elas são muito engraçadas, sim, mas também muito sensíveis. E aqui não quero colocar Tia Má na caixinha do estereótipo de que mulheres são mais sensíveis que homens. Porque é sobre o talento dela, que é apresentadora, comediante, jornalista, youtuber. Ela é realmente muito boa em despertar diferentes sensações. Tanto é verdade que vemos interações dela nas redes sociais fazendo vídeos super engraçados que são tão bons quanto os (infelizmente necessários) vídeos sobre racismo.

O que vemos é uma mulher que é bem sucedida em sua vida pessoal (ela é mãe de um menino super elogiado por aí, consciente de quem é, e acabou de dar à luz sua segunda filha) e em sua vida profissional: milhares de seguidores no Instagram, foi a primeira mulher negra a fazer seu próprio show de comédia em pé, tem um contrato com a maior emissora de TV aberta do Brasil… Mas não está em nenhum serviço de streaming.

Um especial da Tia Má?

Esse show de comédia em pé que mencionei aí em cima aconteceu aqui em São Paulo. A produtora Todos os Negros do Mundo, liderada pelo cineasta Anderson Jesus, foi responsável pela produção. O show deu tão certo e comoveu tanto a audiência que foi transformado em um especial. Tipo os que a gente tem visto na Netflix recentemente, sabe? Whindersson Nunes, Thiago Ventura, Afonso Padilha, até o Yuri Marçal… Notou o que eles têm em comum? É, até tem um comediante negro (o que é importante), mas… São todos homens. Será que é tão difícil assim encontrar uma mulher que saiba fazer comédia a ponto de ganhar seu próprio especial? Quantos homens será que isso vai levar? E pra uma mulher negra?

Será uma questão interseccional?

Mas também não dá pra parar numa questão de gênero. Há especiais de mulheres brancas na Netflix. Tem um excelente inclusive chamado Nanette, da comediante Hannah Gadsby, que é uma mulher branca e lésbica.

O fato é que Tia Má não é a primeira e, infelizmente, é pouco provável que seja a última a passar por isso. Porque também temos mulheres negras com seus especiais na Netflix. Wanda Sykes, Tiffany Haddish. No entanto, a própria Sykes confirmou ter feito um acordo muito menor do que os oferecidos a homens brancos pela Netflix. A vencedora do Oscar Mo’Nique se recusou a aceitar um acordo semelhante e processou a Netflix após fazer sua denúncia nas redes sociais.

Então já era esperado que o especial de Tia Má desse trabalho para ser disponibilizado em algum serviço de streaming. Mas não tanto trabalho assim.

Se você disser que não se comoveu quando Tia Má deu seu show falando sobre seu cabelo, me desculpe, mas alguma coisa morreu dentro de você. Ah, ou você é branco. (Foto: Letícia Sábio / Divulgação: TNM)

Então quando é que Tia Má chega aos serviços de streaming?

Calma! Anderson Jesus, que dirigiu as gravações que aconteceram em diferentes apresentações aqui em São Paulo, divide um pouco da experiência. A respeito das dificuldades para colocar o espetáculo no ar, ele diz: “Fizemos várias reuniões com vários canais, inclusive canais de humor que demonstraram interesse e alegaram que não tinham novas produções para colocar no ar durante a pandemia. Apresentamos a produção de uma das maiores influenciadoras do Brasil, com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, que aparece na Globo toda semana e, mesmo assim, inexplicavelmente, não conseguimos fechar. Agora, finalmente, a gente conseguiu. É a dificuldade do negro no audiovisual. Não tem outra explicação. Nunca foi tão difícil colocar um projeto em um canal. A gente já fez tantos projetos pra canais de TV, pra AXN, pra Netflix, pro Discovery. É fácil colocar na TV programas cheios de homens brancos. Agora quando é uma mulher preta, gorda, nordestina, que fala sobre negritude, aí fica difícil. E é um conteúdo excelente, gravado na mais alta qualidade.”

Depois de tudo isso, o especial finalmente vai ao ar! Com direção de vídeo de Anderson Jesus, direção do espetáculo de Elísio Junior, a partir do dia 29 de dezembro, você pode conferir Tia Má e seu especial pelo Now, Vivo Play, Looke e Sky! O nome do espetáculo é “Tia Má com a Língua Solta”.

Ah… E se você acha que acabou por aí, espera só até fevereiro! Tem novidade da Tia Má vindo por aí. E das produções TNM também!

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES