fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeArte“Tesouros dos Nossos Ancestrais” acontece no dia 17

“Tesouros dos Nossos Ancestrais” acontece no dia 17

Instituto Casa Herança de Oduduwa apresenta projeto “Tesouros dos Nossos Ancestrais” na quadra da Unidos de Vila Maria

O pré-lançamento de “Tesouros dos Nossos Ancestrais” é promovido pela Comitiva do Palácio de Ifé, reunindo reis e babalawos escolhidos por Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé. O projeto visa a cooperação cultural, turística e econômica entre o Brasil e a Nigéria.

O mês da Consciência Negra é celebrado anualmente no Brasil para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pela população negra brasileira e, também, para celebrar as suas conquistas.

Durante este período, revisitamos a história, nossos laços com África, nossas memórias culturais e religiosas de origem iorubá. Estabelecer esta conexão entre Brasil e o continente africano, mais precisamente a Nigéria, tem sido um desafio constante da Casa Herança de Oduduwa, instituto localizado no Rio de Janeiro cuja principal finalidade é a de estreitar laços e construir pontes que facilitem o intercâmbio cultural e econômico entre estes dois países conectados por laços fraternais há séculos.

Impulsionado por Sua Majestade, o Rei Ooni de Ifé, Ojaja II, os esforços da Casa Herança têm reverberado em projetos importantes como o Tesouro dos Nossos Ancestrais, o qual envolve uma série de ações que serão apresentadas durante o evento “Tesouros dos Nossos Ancestrais”, que acontecerá no dia 17 de novembro, às 15h, na quadra da escola de samba Unidos de Vila Maria, com a finalidade de aproximar e reconectar-nos com a nossa ancestralidade iorubana, através do programa Back To Home.

Durante o evento, que será aberto e gratuito, a comitiva real formada pelos reis Joseph Adebayo Adewole – Oba Ajero do reino de Ijero, Estado de Ekiti, Oba Kayode Adenekan Afolabi – Alapomu de Apomu – Estado de Osun, além dos Babalawos Dr Whit, sr. Adekunle Olokooba e do sr. Moses Olafare, chefe de comunicação do Palácio de Ifé, representam SMI para realização do programa Back To Home, projeto que será oficialmente lançado em março de 2022, aproveitando a segunda visita de OONi Ile Ifé, Ojaja II ao país.

“Risadas Pretas Importam” dia 20 no Theatro Municipal

O que são os Tesouros dos Nossos Ancestrais?

Receber iorubás no território brasileiro neste período é motivo de festa, pois demonstra que o Palácio de Ifé e toda a iorubalandia está atenta aos filhos de Oduduwa espalhados pela América, demonstrando apoio em suas lutas e celebrando juntos suas conquistas, entre elas, esta reconexão com nossa Ilê Aye: Ilê Ifé.”

“O programa Back to Home será lançado, oficialmente, por SMI Ooni Ilê Ifé em março no Brasil e é um caminho de reaglutinação de famílias que foram dissolvidas por força do tráfico negreiro. Voltar para casa é mais do que um desejo dos afro-brasileiros, é uma necessidade para entender sua história, emponderar-se de seus tesouros e heranças ancestrais e serem capaz de desenvolver os lugares onde pisarem”, diz Ajoyemi Osunleye, presidente da Casa Herança e representante de Sua Majestade no país.

Durante o encontro, que pretende reunir lideranças e personalidades pretas, haverá mostras e apresentações de samba e cultura afro por ocasião das celebrações em torno da Semana da Consciência Negra.

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria é uma escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, fundada em 1954, sediada no bairro do Jardim Japão, no distrito da Vila Maria. É uma das agremiações mais tradicionais dos festejos paulistanos. Com uma comunidade participativa e apaixonada pela escola, a entidade possui um amplo projeto social chamado “Vila Maria – Um Caso de Amor”, que atualmente é o maior programa social de entidade cultural na América Latina, que tem o Clube de Parceiros, com ações para aproximar empresas e governos.

Divulgação do "Tesouros dos Nossos Ancestrais” na quadra da Unidos de Vila Maria
Divulgação do “Tesouros dos Nossos Ancestrais” na quadra da Unidos de Vila Maria

Para o presidente da Escola, Adilson José de Souza, é uma honra receber a Comitiva do Palácio de Ifé, em especial num momento em que estamos retomando as ações e o próprio Carnaval. “Nosso samba-enredo 2022 fala que o mundo precisa de cada um de nós. A Vila é porta voz! E precisamos juntar forças e aproximar os povos, com ações de desenvolvimento e cultura”, ressalta Souza. A quadra da escola de samba fica na Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448, Jardim Japão.

Para mais informações basta acessar o link.

Tesouros dos Nossos Ancestrais na quadra da Unidos de Vila Maria

Data: 17 de novembro, quarta-feira

Horário: 15h

Entrada: franca

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES