fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 23 janeiro 2022
HomeNotíciaSistema B lança campanha "O clima também é preto!"

Sistema B lança campanha “O clima também é preto!”

A ONG Sistema B lançou, no mês da Consciência Negra e também da COP26, uma campanha para nos conscientizar sobre a importância de considerarmos perfis racias nos mais diversos campos da sociedade e da economia. Há tempos falamos sobre a necessidade de representação e representatividade na TV, por exemplo, nas propagandas para que pessoas negras se sintam vistas, atrás da elaboração das campanhas para que esses projetos não acabem propagando mais dos estereótipos já conhecidos a nosso respeito e, portanto, mais racismo. Mas e quanto à representatividade em áreas como o meio ambiente, por exemplo? E por que isso importa?

Marcela Bonfim lança “Madeira de Dentro. Madeira de Fora.”

Mudanças individuais?

Eu não como carne. Não que eu tenha tomado a decisão por esse motivo, mas hoje sei minimamente do impacto da pecuária extensiva e do capitalismo no planeta, então não como carne e, apesar de consumir mais da indústria têxtil do que eu reconheço que preciso, procuro comprar exclusivamente de marcas que, ao menos no meu conhecimento, não estejam envolvidas com exploração de pessoas e tenham no mínimo uma tentativa sustentável.

Mas a verdade é que isso beneficia mais a mim do que o planeta. Eu fico feliz com as minhas decisões, mas elas têm um impacto extremamente baixo em todos os danos que todos nós causamos ao planeta (sem contar que eu ando de carro, por exemplo, e poluo o planeta de outras maneiras). Até porque as grandes responsáveis por esses impactos (como por exemplo o gasto de água e o uso do solo para plantação de soja, que alimenta o gado) são as grandes indústrias. Então o que fazer?! É o que o Sistema B tenta nos provocar a questionar.

Sistema B

Sistema B é uma ONG que atua no Brasil desde 2012 e tem, como objetivo, promover um movimento global para construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e planeta.

Nesse sentido, a organização é responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo Movimento B no Brasil e América Latina, parceira do B Lab desde 2013. A organização articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, 219 já certificadas no Brasil e 817 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são 4180 empresas certificadas.

Também pensando por estas prerrogativas, o Sistema B lançou mais recentemente a campanha “O clima também é preto!”, voltada para o questionamento, mas mais do que isso, o envolvimento de pessoas negras em assuntos climáticos.

O clima também é preto!

Quantas ambientalistas você conhece? Quantas pessoas negras que atuam em temas ligados ao meio ambiente? Quantas vezes você teve discussões que fossem além de o aquecimento global ser ou não verdadeiro na escola? Quantas vezes este já foi um tema de discussões entre seus amigos e familiares?

Reconhecendo a falta de presenças pretas na Conferência Mundial do Clima da ONU, o Sistema B lança a campanha “O clima também é preto” e destaca o que há tempos vem sido referido como “racismo ambiental”, que não se limita à ausência dessas pessoas, mas também ao fato de que os países do sul global serão os maiores impactados com as consequências climáticas do que estamos “plantando” hoje.

No entanto, embora seja importante que discussões a respeito dos impactos do racismo nas mais diversas áreas aconteçam, a adjetivação do termo também ocasiona num debate superficial e numa conveniente saída de cena de alguns responsáveis.

Quem nunca ouviu, depois da propagação do termo “racismo estrutural”, marcas que repetidamente cometem racismo e culpam a estrutura por isso sob a justificativa de que estamos todos aprendendo?!

Para tentar garantir que essa não será uma consequência do projeto, “O clima também é preto!” busca dar visibilidade a uma multiplicidade de vozes ligadas à temáticas raciais, como como o Instituto Perifa Sustentável, a Coalizão Negra por Direitos, a Favela e ODS, a Perifa Connection e a Greve pelo Clima Brasil, entre outros protagonistas da questão ambiental e social.

Acompanhe o perfil do Sistema B nas redes sociais para saber mais.

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES