fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeCelebridadesSim a Igualdade Racial: Elísio Lopes Jr. fará parte da direção artística

Sim a Igualdade Racial: Elísio Lopes Jr. fará parte da direção artística

Diretor Artístico e Roteirista da live que originou o documentário “Iza convida: A criatividade além do espetáculo”, Elísio assina a direção artística no Prêmio “Sim a Igualdade Racial” pelo segundo ano consecutivo, no canal Multishow.

Elísio Lopes Jr. (responsável pela direção artística do prêmio ‘Sim a Igualdade Racial’) é um roteirista, dramaturgo e diretor artístico que está sempre envolvido em grandes produções, seja no teatro, tv e ou cinema, e atualmente atua fortemente para fomentar e visibilizar a cultura afro-brasileira. Com mais de 30 textos montados no Brasil, é ele quem assina a direção artística e roteiro final da live que deu origem ao documentário Iza convida: A criatividade além do espetáculo” que será lançado, no Globoplay.

Stacey Abrams é homenageada com o prêmio ‘NAACP Social Justice Impact’ por Michelle Obama

Celebrando as raízes da música afro-brasileira, a obra mostra os bastidores e processo criativo desse show apresentado no canal da Devassa em 21 de novembro de 2020. A intervenção artística, como foi chamada, consistiu na manifestação da arte e sua concretização em zonas urbanas a partir de um grupo de artistas que objetivam transmitir, questionar e transformar a partir de suas narrativas sobre as histórias de luta ancestral.

Dentre os participantes, estão artistas que expressam a estreita relação de Elísio com a música preta como, Margareth Menezes (dirigida no DVD Maga Canta Gil e Caetano), Carlinhos Brown (dirigido em alguns espetáculos a exemplo o Sarau do Brown, Pérolas Mistas e Enxaguada do Brown), Larissa Luz e Lazzo que fizeram parte do elenco do concerto Pérolas Mistas e Matheus Aleluia, dirigido em diversos espetáculos.

O documentário relata como foi pensado e estruturado o conceito de olhar para trás com o pensamento para frente apresentado no espetáculo. Da composição ao figurino, a linguagem afro-futurista está presente nos atravessamentos existentes no design e na mistura do clássico com o étnico dentro do estilo de cada artista.

Além do projeto streaming, derivado de seu trabalho como diretor e roteirista, Elísio assina a direção artística no Prêmio “Sim a Igualdade Racial” que será apresentado pelo segundo ano consecutivo no canal Multishow, dia 29 de maio. Atuante no projeto desde 2018 como roteirista e consultor artístico, o diretor trouxe para essa edição da premiação, que será adaptada ao virtual para se adequar às configurações da pandemia, o tema do “Mundo Ideal”. E, para esse recorte, Elísio se inspirou no que já foi feito para que os mundos ideais e individuais possam ser construídos em prol também, e principalmente, do coletivo.

Nessa viagem do tempo que vai ao passado, dialoga com o presente e idealiza o futuro, o roteiro do Prêmio visita referências históricas como a Primeira Marcha Zumbi Contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, ocorrida em 20 de novembro de 1995, com Abdias do Nascimento; e o constrangimento de Carolina Maria de Jesus em 24 de julho de 1961 por ser a única autora negra no Festival do Escritor Brasileiro, para fortalecer a ideia de que só é possível construir um futuro sem esquecer o que foi realizado no passado.

Entre os projetos que marcaram sua trajetória estão o musical “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, foi o primeiro redator-chefe negro na TV aberta no país do programa “Lazinho com você” (Rede Globo), assinou o roteiro de programas de TV como Esquenta (Rede Globo) e Espelho (Canal Brasil), dirigiu DVD’s e espetáculos de importantes artistas da música popular brasileira como Ilê Ayê, Carlinhos Brown, Saulo, Margareth Menezes, Mariene de Castro, Ivete Sangalo. 

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES