fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeDançaNo penúltimo dia do Festival Território Dente de Leoa, público vai curtir...

No penúltimo dia do Festival Território Dente de Leoa, público vai curtir Samba na Caixa D’água

Nomes como Samanta Santos, Milton do Cavaquinho, Thais Mariano e o Baile do Sagatiba, prometem embalar o evento com música de qualidade

Samba na Caixa D’água é parte da programação do penúltimo dia do Festival Território Dente de Leoa.Após apresentar ao público uma batalha de rap, o festival tem como uma de suas missões criar um grande encontro das periferias de São Paulo e artistas do Samba, elevando a cultura popular, proporciona o melhor do gênero ao seu público, neste domingo (21). A atração, que tem início às 14h, conta com nomes como Samantha Santos, Milton do Cavaquinho, Thais Mariano e o Baile do Sagatiba.

Criado pela coletividade de mulheres Dente de Leoa, da Cidade Ademar, que fica na Zona Sul de São Paulo, o festival foi feito para conectar pessoas, ideias e arte preta periférica para difusão, reflexão e celebração. E é justamente celebrando o samba de roda, patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, que o Festival vai receber no Samba na Caixa D’água grandes nomes conhecidos por frequentar as principais rodas de samba do estado e escolas de samba de renome, como Águia de Ouro e Rosas de Ouro. 

O evento, que faz parte do projeto Segue o Baile: Arte, Mobilização e Memória do Coletivo Dente de Leoa, e é contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, tem total idealização e produção realizada por mulheres pretas periféricas e acontece até o dia 26 de novembro.

Sesc São Caetano recebe a exposição “Orí”, do artista Ramo, a partir de 25/11

PROGRAMAÇÃO SAMBA NA CAIXA D’ÁGUA – 21 DE NOVEMBRO

Samba na Caixa D’água

Horário: A partir das 14h

Participações:

Samantha Santos – Cantora

Baile do Sagatiba – Samba Rock

Thais Mariano – Pandeirista e Amante do samba

Milton do Cavaco e Banda 

Local: Caixa D’água Americanópolis – Cidade Ademar

SERVIÇO

Festival Dente de Leoa – Programação multicultural e debates envolvendo temáticas como reflexões sobre território

Data: 13 a 26 de novembro

Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/coletivodentedeleoa/ 

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 2020, pelo coletivo de mulheres Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, o Festival Dente de Leoa tem como missão inspirar a ocupação com arte e mobilizar pessoas para transformar coletivamente o território em que vivem, direcionando o olhar para as potências pretas, que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.

Festival Território Dente de Leoa promove evento no Samba na Caixa D’água no domingo, 21. (Foto: Reprodução / Instagram)

SOBRE SAMANTHA SANTOS

Há mais de 30 anos vem resistindo e existindo na cena musical, engajada em fortalecer a presença da mulher na cultura do samba tradicional. Samantha passou por diversas escolas de Samba. Sua mais recente foi a Águia de Ouro. Após sua passagem pela escola, gravou em 2014 seu primeiro DVD ao vivo intitulado Samantha Santos, que contou com a participação mais que especial de um dos maiores ícones do autêntico samba, a Bernadete, da Escola de Samba Peruche.

Atualmente está fazendo um circuito de Shows em comemoração aos 100 anos do Samba, intitulado “Samantha Santos Apresenta 100 anos do Samba”, que traz como proposta o resgate do samba tradicional e raiz. O show tem duração de 60 min. e traz um repertório composto por músicas autorais como “Quase Inocente“ e “Cultura Popular“ e clássicos de algumas das principais cantoras do Samba, como Dona Ivone Lara, primeira mulher a participar da ala de compositores de uma escola de samba, a Império Serrano, no Rio de Janeiro ao final de 1960, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Clara Nunes, entre outras.

SOBRE MILTON DO CAVAQUINHO

Aprendeu a arte de tocar cavaco na escola Rosas de Ouro e em seu reduto familiar. Já tocou em diversos grupos e hoje, em carreira solo, estará acompanhando, junto com outros músicos, a rainha do Samba Samanta.

SOBRE THAIS MARIANO

Desde a infância frequenta rodas de samba, sempre acompanhada do seu pandeiro. Boêmia das rodas de samba na cidade de São Paulo, é uma grande instrumentista que vem se redescobrindo na arte do samba.

SOBRE BAILE DO SAGATIBA

O Baile do Sagatiba é um Baile Black com características nostálgicas promovendo um encontro dos amantes de Samba Rock e Flashback.

Compartilhe

Cristhiane Faria
Cristhiane Faria tem sol e mercúrio em Gêmeos, é poeta, modelo e taróloga. Por essas e outras se considera uma griot em Diáspora. É graduada em Relações Públicas e Fundadora da GRIOT Assessoria, agência com a missão de perpetuar as histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo pretos pela mídia e na internet. Contato: [email protected]
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES