fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeNotíciaSalvador institui Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo

Salvador institui Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo

Foto: Reprodução/blacknaps.org
Foto: Reprodução/blacknaps.org

Na última sexta-feira (10), com a sanção do prefeito ACM Neto, foi instituído o Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo em Salvador. A celebração ocorre no dia 20 de novembro, junto ao Dia da Consciência Negra.

Proposta em 2016, pelo então vereador Euvaldo Jorge (PPS), a lei nº 9.194/2017 visa empoderar as pessoas que usam cabelos crespos, gerando empoderamento a quem possa se sentir inferiorizado por assumir o fenótipo ainda discriminado.

Votado na última sessão legislativa do ano, o projeto recebeu apenas um voto negativo de um parlamentar, com a justificativa de que o foco deve se estabelecer sobre o Dia da Consciência Negra, não sobre a criação de outro evento, ainda que se integrem.

Apesar do feito, alguns grupos de Salvador como o que organiza a Marcha do Empoderamento Crespo (MEC) discordam da data. Nenhum coletivo foi consultado para decidir o dia da celebração e o MEC não se sente representado pela instituição, já que outro movimento é realizado no dia 20 de novembro, o que diminuiria as manifestações sobre a questão do cabelo.

De qualquer forma, talvez em um dia melhor, cuja celebração seja única, a instituição da data pode ser muito representativa a quem se autorreconhece e enfrenta, diariamente, o preconceito racial.

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES