Como forma de fortalecer a rota afrocultural em espaços públicos, o Salvador Capital Afro vai promover nos dias 10 e 11 de setembro, das 14h às 17h, o Rolê Afro, uma experiência turística com diálogos sobre história, arquitetura e gastronomia pelo Centro Histórico de Salvador. Os interessados em participar do passeio, que é gratuito, devem se inscrever através da plataforma Sympla. O passeio contará com tradução para Libras.
No Sesc Santo Amaro, Fabiana Cozza apresenta Dos Santos, show homônimo de seu oitavo disco
Direcionada pelas guias Sayuri Koshima, Creusa Carqueija e Rita Souto, a caminhada vai possibilitar experiências histórica e promover uma reconstrução dos saberes na região do Pelourinho, passando por locais históricos e outros pontos importantes, como o Elevador Lacerda, o Memorial das Baianas, a escultura de Zumbi dos Palmares, a Escola do Olodum, a Associação Cultural dos Filhos de Gandhy, restaurantes e outros. A caminhada será finalizada na Praça do Santo Antônio Além do Carmo.
Há mais de 10 anos no ramo turístico, Sayuri, que será uma das guias da caminhada, reforça a importância de turistas e principalmente baianos conhecerem a história da cidade de Salvador. “É fundamental conhecer o Centro Histórico para entender a importância desse local que tem ligação direta com a nossa história e que nos ajuda a ter consciência do nosso papel. O centro, em especial, é um lugar que mantém muitas características do nosso passado, é possível, por exemplo, ver vestígios de paredes de séculos passados. Os baianos e visitantes precisam conhecer a história dessa cidade que, não à toa, se tornou Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco”, declara.
Ela explica que, através do passeio guiado, é possível compreender a estrutura da cidade, a importância de todos os que participaram da história, como os negros, os indígenas, os portugueses e entender o papel dos personagens principais desse contexto. “O Centro Histórico é para ser ocupado não só pelos turistas, mas, principalmente, pelos baianos. Espero que um dia o passeio do baiano possa incluir estar neste espaço. É uma atividade muito enriquecedora”, afirma.
O Salvador Capital Afro é um movimento inovador, que pretende posicionar a cidade como referência do Afroturismo, nacional e internacionalmente, por meio da valorização das manifestações culturais, do potencial criativo, da força das tradições, tecnologias ancestrais e incentivo ao Black Money, movimento que favorece negócios entre pessoas negras. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano Afro em Salvador.
Serviço:
Salvador Capital Afro – Centro Histórico
Rolê Afro
Quem: Sayuri Koshima, Creusa Carqueija e Rita Souto
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: das 14h às 17h
Local: Centro Histórico de Salvador
Ponto de Encontro: Elevador Lacerda (Praça Thomé de Souza)
Quanto: gratuito com inscrições pela Sympla.
Acessível em Libras