fbpx
19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 dezembro 2021
HomeModaSaiba quem são os indicados negros ao CFDA 2020 - o...

Saiba quem são os indicados negros ao CFDA 2020 – o “Oscar” da moda!

Segunda-feira (20) foi o dia escolhido para os gringos anunciarem os indicados ao CFDA FASHION AWARDS 2020 – prêmio considerado o  “Oscar” da moda constituído pelos principais estilistas de moda e acessório da América.

Rihanna no CFDA FASHION AWARDS 2020 em 2014

A cerimônia de premiação que acontece tradicionalmente em junho, foi adiada devido a COVID-19,  como a maioria dos eventos desta temporada. O CFDA 2020 será realizado digitalmente na manhã de 14 de setembro, iniciando uma das principais semana de moda do mundo, a New York Fashion Week. Antes do CFDA anunciar seus indicados, a cúpula de moda comandada pelo renomado estilista Tom Ford lançou um ato de iniciativas que o Conselho deve colocar em prática para criar “mudanças sistêmicas” na indústria, até então, predominantemente branca, as iniciativas previstas no ato,  estão publicadas no Instagram do CFDA.

Winnie Harlow no CFDA FASHION AWARDS 2020 em 2019

A Associação afirma que além das iniciativas previstas no ato, a empresa criará um programa interno para corrigir a indústria e torna lá igualmente diversa. A resposta do CFDA veio acontecer somente após a morte de George Floyd que pressionou a cúpula da moda a uma satisfação global sobre como estavam tratando seus funcionários e clientes negros. 

Embora, atualmente, haja grandes esforços para criar uma indústria representativa de todas as comunidades, a atitude é claramente uma retratação do órgão, devido terem participação ativa na criação e perpetuação do preconceito na moda, visto que não reconheciam, portanto não indicavam aos prêmios, estilistas negros, deixando evidente a desigualdade entre pretos e brancos fortes e atuantes na indústria. 

Em 2018, Aurora James se tornou a segunda mulher negra a ser nomeada para talentos emergentes pelo Conselho da Associação que funciona desde, 1980. E, somente no ano passado, os estilistas negros Telfar Clemons, Virgil Abloh e Kerby Jeanforam foram indicados respectivamente aos prêmios de Designer  de Acessórios, Designer de Moda Masculina e Designer Masculino Global. O novato John Rogers  foi indicado a estilista emergente e levou para casa o CFDA / Vogue Fashion Fund de 2019.

Embora todos esses brilhantes estilistas negros tenham conquistado a honrosa indicação ao prêmio, nenhum dos indicados em 2019, receberam o prêmio, há portanto dúvidas se em 2020, mesmo com o aumento do número de indicados, sairão vitoriosos.

Veja a lista completa de categorias e indicações ao prêmio:

Designer de moda feminina americana do ano: Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen para The Row, Brandon Maxwell, Gabriela Hearst, Marc Jacobs e Tom Ford.

Designer Kenneth Nicholson

Designer americano do ano para moda masculina: Emily Adams Bode para Bode, Kerby Jean-Raymond para Pyer Moss, Thom Browne, Todd Snyder e Tom Ford.

Designer Kerby-Jean-Raymond

Designer americana de acessórios do ano: Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen para o The Row, Gabriela Hearst, Jennifer Fisher para Jennifer Fisher Jewelry, Stuart Vevers para treinador e Telfar Clemens para Telfar.

Designer Telfar Clemens

Designer americano emergente do ano: Christopher John Rogers, Kenneth Nicholson, Peter Do, Reese Cooper, Sarah Staudinger e George Augusto para Staud.

Designer Cristopher John Rogers

Designer global do ano para mulheres: Daniel Lee para Bottega Veneta, Dries Van Noten, Miuccia Prada para Prada, Pierpaolo Piccioli para Valentino, Rick Owens.

Designer – Diretor artístico da Louis Vuitton e criador da Off-White 

Designer global do ano para homens:  Craig Green, Dries Van Noten, Jonathan Anderson para Loewe, Kim Jones para Dior, Virgil Abloh para Louis Vuitton.

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES