fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeEventosRolê 22 discute a diáspora africana no dia 13 de maio

Rolê 22 discute a diáspora africana no dia 13 de maio

O segundo (de três) encontro traz pensadores e artivistas para fazer uma reflexão sobre o legado da Semana de Arte Moderna de 1922 sob outros pontos de vista; corpas, identidades e territórios dissonantes celebram o legado cultural deixado pelos povos indígenas e afro-brasileiros.

No centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, o campo das Artes e da Educação passa por um momento de questionamento profundo da Colonialidade. É aí que o Rolê 22 entra: valorizar fazeres e saberes locais – em territórios  pelos danos da herança colonialista. 

Luana Génot recebe Juliana Alves no ‘Sexta Black’

Depois de reunir artistas e artivistas de origem indígena, o Rolê 22 se volta aos legados africanos. A segunda prosa do Rolé 22 tem como foco as heranças dos povos afro-brasileiros e acontecerá no dia 13 de maio de 2022, a partir das 19h. A data escolhida – dia que foi assinada a Lei Áurea – é para reforçar o dia da invenção da liberdade no Brasil. 

O local escolhido é o Quilombo Ivaporunduva, localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Ali vivem cerca de 80 famílias, perfazendo mais de 300 pessoas.

O encontro será presencial (os convidados do quilombo estarão de forma presencial na data do evento), porém sem a presença de público, que poderá conferir tudo online a partir do dia 9 de julho, no site do Rolê 22 e no Instagram do projeto.

Participam Ditão (agricultor e liderança do Quilombo de Ivaporunduva, também atua no  turismo na região de Eldorado/SP); Rodrigo Marinho (liderança local, regional e estadual dos quilombolas), Giselda Perê (mestre, artista e educadora, fundadora do Agbalá Conta, dedicada à criação na arte da narrativa e atriz no Clã do Jabuti, e diretora artística na Cia Quatro Ventos); Glaucea Helena de Britto (curadora assistente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e formadora do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação (NEER/SME-SP); Aline Chermoula (chefe de cozinha, professora e pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica, chef proprietária da Chermoula Cultura Culinária, professora na Gastromotiva, colunista na Vogue Brasil e no Site Mundo Negro). A conversa será mediada por Maíra da Rosa (educadora, cantora, vocalista da banda Samba de Dandara, graduada em Letras pela PUC SP, mestre em Educação).

Dessa Ferreira (produtora musical, compositora, cantora, multi- instrumentista, arte educadora, dedicada a linguagem dos tambores) fará intervenções artísticas entre as falas dos convidades.

A terceira e última roda de conversa será no dia “de São João”, 24 de junho, em uma comemoração Junina na Ocupação 9 de julho, em São Paulo.

Se em 1922 os modernistas se reuniram no Theatro Municipal de São Paulo para afrontar a ordem estabelecida e marcar presença nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em 2022 o Rolê 22 adentra nos territórios ancestrais para esboçar respostas para as perguntas retóricas: “O que temos a celebrar?” “Que modernidade nos atravessou?” “No Bicentenário da Independência deixamos de ser colônia?”. A ideia é contextualizar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Esse é o objetivo do “Rolê 22”, que reunirá uma série de ações para oferecer outras visões sobre o que entendemos por legado. 

E esses questionamentos perpassam as práticas institucionais e alcançam a vida cotidiana. E são provocações dirigidas a todes: descendentes dos povos tradicionais e descendentes dos milhares de imigrantes que juntes pintaram esse quadro de cores ainda pouco definidas chamado Brasil.

O projeto tem realização do CPBrazil e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES