fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeModaRihanna faz história com DURAG na capa da revista Vogue

Rihanna faz história com DURAG na capa da revista Vogue

A ousada Rihanna artista e empresária fundadora da Fenty Beauty, marca de maquiagens que foca na diversidade, não hesitou em sugerir ao editor-chefe e stylist ganense da edição britânica da revista VOGUE, Edward Enninful, o uso do DURAG para a capa da revista, um acessório tipo bandana que representa símbolo de alfaiataria do poder negro.

Rihanna na capa da Vogue UK na edição de maio/2020 – Fotografia: Steven Klein / Conde Nast

Em outros tempos, sem a inteligência e a negritude de Edmund a frente de Vogue Britânica talvez a proposta tivesse sido negada, mas sendo Ennninful o poderoso chefão, eis que Rihanna faz história por ser a primeira mulher a aparecer na esnobe capa da Vogue britânica usando o acessório bastante popular no mundo dos rappers.

A empoderada Rihanna exibe na Vogue penteado usado por negras africanas
Negra africana inspiração de Rihanna para o ensaio da Vogue britânica

A peça nem sempre foi utilizada na moda, longe disso, era usada como suporte para construção de um estilo de tranças que rodeavam toda a cabeça (360) e bastante comum na comunidade negra. Usado também por negros escravizados e membros do movimento Black Power, o durag é com certeza um potente símbolo da sobrevivência e celebração afro.

E sem dúvida, futuramente ninguém deverá se lembrar que o durag, atualmente um trendy de moda, passou por período de criminalização sendo banido o uso por alunos de algumas escolas dos EUA. E quem não esconde a animação do poder que essa conquista representa no mundinho fashion, é o próprio Edmmund que declarou em seu Instagram: “Eu já imaginei que veria um durag na capa da Vogue?”

Editor-chefe e stylist da edição britânica da revista VOGUE –  Edward Enninful

E tamanha conquista no mercado da moda só vem reforçar a importância de cargos de chefia e com poder de decisão serem ocupados por gente da gente. Só assim, podemos romper as barreiras de acesso ao mercado da moda e beleza pelo universo black.

E quem não se lembra de uma deslumbrante Rihanna na premiação do Conselho de Designers de Moda da América de 2014, usando um durag e vestido transparente, ambos incrustados de cristais Swarovski?

Rihanna posa de vestido transparente no CFDA Fashion Aswards, em Nova York, nesta segunda-feira (2) (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images/AFP e Larry Busacca/Getty Images/AFP)

Com esse look, a cremosa Rihanna deu o recado ao que pretendia fazer com a moda.  

E pra você que ainda nem tinha ouvido falar em DURAG ou não estava ligando o “nome” a “pessoa” no vídeo a influencer Magá Moura apresenta o acessório aos leigos em DURAG e dá a letra do que representa esse tipo de bandana pra nossa história e pra quem curte o estilão dos rapper.

O QUE REPRESENTA O ACESSÓRIO DURAG USADO POR RIHANNA NA CAPA DA VOGUE

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES