fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 30 junho 2022
HomeNotíciaRetrospectiva 2021

Retrospectiva 2021

Dezembro já tem um clima de despedida e nada melhor do que relembrar alguns marcos deste ano

Ultimamente, tem se tornado cada vez mais comum ouvir das pessoas que o ano passa muito rápido, mas ao mesmo tempo muita coisa acontece. É difícil acompanhar lançamentos, viralizações e os grandes momentos. Por isso, separamos uma pequena retrospectiva para recordar alguns pontos.

O TNM é completamente voltado para o entretenimento, porque é disso que a gente gosta, diversão, música, cultura e muito mais, e nesse destaque não faltam exemplo disso.

A retrospectiva em cada categoria

Podcasts

O podcast Mano a Mano faz parte da nossa lista de retrospectiva
O podcast Mano a Mano faz parte da nossa lista de retrospectiva | Foto: Divulgação / Spotify

É claro que os podcasts se tornaram um febre e muita gente entrou na onda só para tentar engajar, mas não foi o caso de Mano Brown. A primeira temporada do programa Mano a Mano se encerrou recentemente, com a entrevista de Glória Maria. O episódio foi um sucesso, assim como todos os outros, então para quem perdeu, vale a pena maratonar essa obra prima.

Confira mais dicas de podcasts na matéria completa “Podcasts: uma tendência”

Evento

Risadas Pretas Importam é uma mensagem importante no dia 20 de novembro.
No dia 20 de novembro de 2021, 7 comediantes se reuniram com a direção de Marton Olympio e a curadoria de Hélio de la Peña, acompanhados por um DJ, e fizeram história. (Foto: Reprodução)

Com a ajuda da vacina, conseguimos voltar a ter o mínimo de normalidade, por isso nessa retrospectiva não podia faltar um grande evento, como o “Risadas Pretas Importam”, que aconteceu no dia 20 de novembro, uma data bem simbólica, no Theatro Municipal de São Paulo. O espetáculo foi dirigido por Marton Olympio, com curadoria de Hélio de la Peña e a presença de diversos comediantes.

Moda

Ainda falando sobre eventos presenciais, mas puxando para o lado da moda, não podemos esquecer a 52ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Com o apoio do Projeto Sankofa, sete marcas racializadas foram apresentadas no desfile, sendo elas: Ateliê Mão de Mãe, Meninos Rei, Naya Violeta, Santa Resistência, Silvério, Mile Lab e Az Marias.

Cinema

Tivemos alguns lançamentos este ano. Na lista dessa retrospectiva, escolhemos homenagear o filme Marighella. Nem mesmo todas as questões políticas e sanitárias conseguiram barrar o sucesso do longa-metragem. Com pouco tempo de exibição, se tornou o título nacional mais assistido do ano.

Retrospectiva - Capa do filme "Marighella", longa estará disponível no Globoplay no dia 04
Capa do filme “Marighella”, longa estará disponível no Globoplay no dia 04 | Foto: Divulgação | Retrospectiva

A história de Carlos Marighella pode ter ficado escondida por muito tempo, mas agora está estampada nas plataformas digitais, no cinema e na memória de todos que acompanharam sua trajetória.  O protagonismo de Seu Jorge também elevou o patamar da obra.

Música

Uma matéria só é muito pouco para conseguir falar sobre todos os hits atuais, por isso vamos apenas comentar o Prêmio Nacional RAP TV 2021.  A premiação avalia as melhores e maiores produções realizadas entre 01/11/2020 e 01/11/2021. Tudo é levado em conta, como por exemplo: as músicas mais tocadas nos streamings, feats, podcasts do ano, entre outros.

As gêmeas Tasha & Tracie ganharam nas categorias de Melhor EP e Melhor MC Feminino, já o cantor Leall levou como Melhor MC Masculino e Melhor Álbum.

Arrisco dizer que Tasha & Tracie tiveram um espaço maior esse ano e totalmente merecido, as it girls da quebrada sabem como fazer um som de qualidade e manter os seus princípios.

As irmãs Tasha & Tracie foram destaque no Prêmio Nacional Rap TV 2021.
Retrospectiva: As irmãs Tasha & Tracie foram destaque no Prêmio Nacional Rap TV 2021. (Foto: Reprodução)

Para saber mais sobre a premiação leia na íntegra “Prêmio Nacional RAP TV 2021: quem são as novas caras do hip-hop? ”.

Produção Independente

Para prestigiar a cultura, ainda mais nesse período, a Ponte Jornalismo em parceria com o Todos os Negros do Mundo realizou a websérie “Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia”.  Foram dez episódios semanais, que estão disponíveis no canal da Ponte. Em cada programa, um convidado contava sobre como é fazer e viver de cultura na quebrada.

A série mostrou a capacidade de reinventar dos artistas, que mesmo com a pandemia não se permitiram desistir.

Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia

Compartilhe

Maria Angélica
Maria Angélicahttps://todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES