fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 29 novembro 2021
HomeArteRetratos em retalhos de tecidos capturam a histórica da vida negra

Retratos em retalhos de tecidos capturam a histórica da vida negra

Os retratos na arte de Bisa Butler são exuberantes, coloridos e quase fotográficos – feitos inteiramente de tecido cuidadosamente cortado, disposto em camadas e costurado

A arte em tecido da americana Bisa Butler cria retratos cativantes e tecnicamente perfeitos compostos de retalhos em cores vibrantes e capturam cenas da vida e da história afro-americana em perfeitas ilustrações.

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido por Bisa Butler

A talentosíssima pintora de 47 anos apresenta em sua primeira exposição individual, cenas de pessoas que representa, ao mesmo tempo em que expande narrativas históricas da arte sobre a fabricação de colchas americanas confeccionadas por negros escravizados através de retalhos de tecidos para se aquecerem.

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
The Broom Jumpers, 2019 – Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido por Bisa Butler

Bisa Butler estrategicamente usa retalhos de tecidos diversos – material tradicionalmente marginalizado por artistas – para apresentar uma visão abrangente da histórica negra por meio de seu envolvimento com temas como família, comunidade, migração, e legados artísticos e intelectuais. A exposição Bisa Butler: Portraits incluem mais de 20 retratos confeccionados através de retalhos de tecidos.

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
Querida Mamãe, 2018 – Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido por Bisa Butler
A técnica utilizada na arte de Butler

Embora, os trabalhos de Butler sejam exclusivamente em tecido, as fotografias são retratadas minuciosamente com detalhes e sombras transformando suas composições em retratos figurativos. Butler utiliza camadas de tecidos como se fossem tinta a óleo fazendo uso de linha para desenhar detalhes e texturas. A extensa gama de influências da artista inclui álbuns de fotos de família, colagens de Romare Bearden, colchas de Faith Ringgold e fotografias de Gordon Parks.

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
Sauthside Sunday Morning, 2018 – Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido por Bisa Butler

A primeira colcha de retalhos de retratos feita por Bisa Butler foi Francis e Violette (seus avós), enquanto fazia mestrado em educação artística na Montclair State University, em Nova Jersey entretanto ao ingressar na Universidade de Howard ( Howard University) em Washington, DC, Butler mudou sua técnica para uma prática baseada em tecidos para adicionar vitalidade e dimensão que a artista considerava faltar em suas pinturas. 

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
Anaya com laranjas, 2017 – Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido pela por Bisa Butler

Os tecidos também ofereceram a Butler maneira prática de se dedicar à arte durante a gravidez, ou seja quando tintas a óleo e diluentes se mostraram muito tóxicos. Acima de tudo, ao se voltar para os tecidos, Bisa Butler também se conectou com a história de sua família; ela aprendera a costurar desde muito jovem com a mãe e a avó. Ao revisitar essas primeiras lições e juntá-las aos estudos formais, Butler encontrou seu caminho artístico.

retratos em retalhos de tecido por Bisa Butler
A Patrulha de Segurança, 2018 – Bisa Butler – Tela feita exclusivamente em retalhos de tecido por Bisa Butler

A exposição Bisa Butler: Retratos está sendo exibida no Instituto de Arte de Chicago, e permanecerá até abril de 2021, porém o Museu está temporariamente fechado devido a pandemia do Covid-19. Enquanto isso, quer conhecer mais da arte de Bisa Butler, ver um pouco mais desta exposição incrível, espia o Instagram da cremosa @bisabutler.

Veja também em TNM sobre o Primeiro Festival de Arte Negra.

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES