Os retratos na arte de Bisa Butler são exuberantes, coloridos e quase fotográficos – feitos inteiramente de tecido cuidadosamente cortado, disposto em camadas e costurado
A arte em tecido da americana Bisa Butler cria retratos cativantes e tecnicamente perfeitos compostos de retalhos em cores vibrantes e capturam cenas da vida e da história afro-americana em perfeitas ilustrações.
A talentosíssima pintora de 47 anos apresenta em sua primeira exposição individual, cenas de pessoas que representa, ao mesmo tempo em que expande narrativas históricas da arte sobre a fabricação de colchas americanas confeccionadas por negros escravizados através de retalhos de tecidos para se aquecerem.
Bisa Butler estrategicamente usa retalhos de tecidos diversos – material tradicionalmente marginalizado por artistas – para apresentar uma visão abrangente da histórica negra por meio de seu envolvimento com temas como família, comunidade, migração, e legados artísticos e intelectuais. A exposição Bisa Butler: Portraits incluem mais de 20 retratos confeccionados através de retalhos de tecidos.
A técnica utilizada na arte de Butler
Embora, os trabalhos de Butler sejam exclusivamente em tecido, as fotografias são retratadas minuciosamente com detalhes e sombras transformando suas composições em retratos figurativos. Butler utiliza camadas de tecidos como se fossem tinta a óleo fazendo uso de linha para desenhar detalhes e texturas. A extensa gama de influências da artista inclui álbuns de fotos de família, colagens de Romare Bearden, colchas de Faith Ringgold e fotografias de Gordon Parks.
A primeira colcha de retalhos de retratos feita por Bisa Butler foi Francis e Violette (seus avós), enquanto fazia mestrado em educação artística na Montclair State University, em Nova Jersey entretanto ao ingressar na Universidade de Howard ( Howard University) em Washington, DC, Butler mudou sua técnica para uma prática baseada em tecidos para adicionar vitalidade e dimensão que a artista considerava faltar em suas pinturas.
Os tecidos também ofereceram a Butler maneira prática de se dedicar à arte durante a gravidez, ou seja quando tintas a óleo e diluentes se mostraram muito tóxicos. Acima de tudo, ao se voltar para os tecidos, Bisa Butler também se conectou com a história de sua família; ela aprendera a costurar desde muito jovem com a mãe e a avó. Ao revisitar essas primeiras lições e juntá-las aos estudos formais, Butler encontrou seu caminho artístico.
A exposição Bisa Butler: Retratos está sendo exibida no Instituto de Arte de Chicago, e permanecerá até abril de 2021, porém o Museu está temporariamente fechado devido a pandemia do Covid-19. Enquanto isso, quer conhecer mais da arte de Bisa Butler, ver um pouco mais desta exposição incrível, espia o Instagram da cremosa @bisabutler.
Veja também em TNM sobre o Primeiro Festival de Arte Negra.