fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 18 janeiro 2022
HomeNotíciaMateus Aleluia e Ilú Obá de Min no Rec-Beat

Mateus Aleluia e Ilú Obá de Min no Rec-Beat

Excepcionalmente este ano, o tradicional festival Rec-Beat acontece de maneira virtual, com cinco horas de duração, no que era pra ser o domingo de carnaval.

O Rec-Beat é um festival brasileiro de tradição muito expressivo que geralmente acontece na rua do Cais da Alfândega, no Recife. Como os últimos meses não estão sendo lá muito típicos e seguindo tradições, o Rec-Beat 2021 também ganhou um novo formato.

Rec-Beat SP

Abrigando as duas cidades com os maiores carnavais de rua do país, o Rec-Beat vai ao ar a partir das 15h do dia 14 de fevereiro, data que coincidiria com o domingo de carnaval. O festival terá 5 horas de duração. China e Roberta Estrela D’Alva serão os apresentadores. A transmissão é gratuita no canal do YouTube do próprio festival.

Respeitando o isolamento social ainda necessário, o Rec-Beat SP vai para o digital sem abandonar a experiência das ruas, que é uma das suas marcas. O festival aposta num conteúdo cinematográfico registrado em locais icônicos de São Paulo e Recife, cidades que abrigam atualmente os maiores carnavais de rua do país. 

As atrações musicais serão: Mateus Aleluia, Ilú Obá de Mim, Luiza Lian, Céu, Getúlio Abelha, O Terno, SpokFrevo Orquestra e MC Troia.

Mateus Aleluia, que recentemente lançou o álbum Olorum, se apresenta no Rec-Beat SP 2021. (Foto: Reprodução)

Mateus Aleluia

Mateus Aleluia põe em cena sua estética afro-barroca em um espetáculo que atravessa de forma sensível a presença dos povos bantos no Brasil. Acompanhado do Maestro Ubiratan Marques e pelo percussionista Vitor da Trindade, o show foi gravado no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, território de resistência e articulação das culturas negras.

Para quem se interessar, Mateus Aleluia recentemente lançou um álbum novo chamado Olorum.

O Ilú Obá de Mim, que teve suas participantes premiadas em 2020 pela websérie Atunko, se apresenta no Rec-Beat SP no domingo de carnaval. (Foto: Reprodução)

Ilú Obá de Min

O Ilú é um velho conhecido de quem acompanha a cena cultural de São Paulo. Inclusive, saudades de acompanhar o Ilú desfilando na rua…

Conhecido por seus cortejos pelas ruas da capital paulista, o grupo Ilú Obá de Min é referência na cultura negra do Brasil e realiza uma grande intervenção cultural enaltecendo também as mulheres na sociedade através da arte. Com um corpo percussivo formado exclusivamente por mulheres, o Ilú apresenta distintas manifestações culturais como o maracatu, batuque, jongo, entre outras. O show no Rec-Beat SP foi registrado no Largo do Paissandu, tradicional espaço do Carnaval de rua.

O Ilú é muito mais que um bloco de carnaval. Em 2020, alguma das mulheres envolvidas no Ilú Obá lançaram Atunko, uma websérie de 16 episódios, contando a história que envolve canto, dança, afeto e histórias. A produção foi vencedora do Rio Web Fest 2020.

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES