fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeNotícia"Preta, gorda e escritora", comemora Tia Má ao lançar livro

“Preta, gorda e escritora”, comemora Tia Má ao lançar livro

‘Como se livrar de um relacionamento ordinário’ e o primeiro livro da Tia Má e fala sobre seus relacionamentos falidos: “Troca de experiências”

Maíra Azevedo, a Tia Má, durante o evento de lançamento de seu livro, em Salvador. (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu, mulher preta, gorda, nordestina, periférica, também sou escritora!”, comemora a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, nas redes sociais. Desde o dia 10 deste mês, ela tem percorrido grandes cidades brasileiras para divulgar seu primeiro livro: “Como se livrar de um relacionamento ordinário”.

O primeiro evento de lançamento aconteceu em Salvador (10/03), o segundo no Rio de Janeiro (11/03) e o terceiro acontece em São Paulo, no próximo dia 17 deste mês. “Todo jornalista gosta muito de escrever, a gente tem essa pretensão de escrever, mas nunca passou pela minha cabeça, de fato, ter um livro meu que falasse de relacionamento”, declara.

A ideia de escrever um livro surgiu após muitos pedidos de suas seguidoras em suas redes sociais. Com uma coleção de relacionamentos falidos, Maíra percebeu que tinha propriedade para falar sobre o tema. “Então eu decidi fazer o livro contando de mim e o que eu fiz com cada uma delas.”, afirma. 

Apesar do título sugestivo, Maíra, que além de escritora é palestrante, humorista e jornalista, esclarece que sua obra não é um livro de autoajuda e que ela não tem como objetivo ensinar as pessoas a não entrarem em um relacionamento ordinário. 

“É um livro de troca de experiências e eu vou mostrando situações que podem servir de exemplo e de alerta. Eu não tenho como chegar para alguém e garantir que a pessoa nunca mais vai se envolver em uma relação ordinária porque eu não posso garantir isso pra mim, né?”

A ideia, segundo Maíra, e conscientizar o público, predominantemente feminino, para que ele não fique preso à aquela relação que ela define como ordinária e que, ao entrar em outra com características semelhantes a anterior, a pessoa a reconheça e saia dela imediatamente. “Que você erre, mas que cometa um novo erro, não que você cometa a mesma coisa.”, afirma.

Quanto à definição do que é um relacionamento ordinário, a escritora é direta. “É aquele que tira sua paz”, explica, acrescentando que ele “causa inconstância emocional, deixa você tensa, nervosa, desestabilizada” e com “vontade de sumir, por conta desta história”.

“Um relacionamento ordinário pode impedir a gente de seguir em frente. Tem muitas mulheres ficando louca de verdade, enlouquecendo emocionalmente e adoecendo fisicamente por conta de histórias assim. E é isso que a gente precisa, tentar se livrar dessas relações perversas que muitas vezes a gente se submete por medo da solidão.”

Apesar de falar sempre usando substantivos sempre no feminino, Maíra garante que o livro não é destinado apenas ao público feminino. “Eu acho que esse livro não é voltado só para mulheres, mas sim para todas as pessoas que venham se submeter a relações inconstantes, instáveis. Agora as mulheres, justamente por conta da pressão social, terminam sendo mais vulneráveis a esse tipo de situação.”, finaliza.

Em São Paulo o lançamento do livro acontece no dia 17, às 19h, na Livraria Blooks. Para adquirir o livro “Como se livrar de um relacionamento ordinário”, clique aqui

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES