‘Como se livrar de um relacionamento ordinário’ e o primeiro livro da Tia Má e fala sobre seus relacionamentos falidos: “Troca de experiências”

“Eu, mulher preta, gorda, nordestina, periférica, também sou escritora!”, comemora a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, nas redes sociais. Desde o dia 10 deste mês, ela tem percorrido grandes cidades brasileiras para divulgar seu primeiro livro: “Como se livrar de um relacionamento ordinário”.
O primeiro evento de lançamento aconteceu em Salvador (10/03), o segundo no Rio de Janeiro (11/03) e o terceiro acontece em São Paulo, no próximo dia 17 deste mês. “Todo jornalista gosta muito de escrever, a gente tem essa pretensão de escrever, mas nunca passou pela minha cabeça, de fato, ter um livro meu que falasse de relacionamento”, declara.
Tia Má posa com fãs durante evento de lançamento de seu primeiro livro em Salvador.
A ideia de escrever um livro surgiu após muitos pedidos de suas seguidoras em suas redes sociais. Com uma coleção de relacionamentos falidos, Maíra percebeu que tinha propriedade para falar sobre o tema. “Então eu decidi fazer o livro contando de mim e o que eu fiz com cada uma delas.”, afirma.
Apesar do título sugestivo, Maíra, que além de escritora é palestrante, humorista e jornalista, esclarece que sua obra não é um livro de autoajuda e que ela não tem como objetivo ensinar as pessoas a não entrarem em um relacionamento ordinário.
“É um livro de troca de experiências e eu vou mostrando situações que podem servir de exemplo e de alerta. Eu não tenho como chegar para alguém e garantir que a pessoa nunca mais vai se envolver em uma relação ordinária porque eu não posso garantir isso pra mim, né?”
A ideia, segundo Maíra, e conscientizar o público, predominantemente feminino, para que ele não fique preso à aquela relação que ela define como ordinária e que, ao entrar em outra com características semelhantes a anterior, a pessoa a reconheça e saia dela imediatamente. “Que você erre, mas que cometa um novo erro, não que você cometa a mesma coisa.”, afirma.
Quanto à definição do que é um relacionamento ordinário, a escritora é direta. “É aquele que tira sua paz”, explica, acrescentando que ele “causa inconstância emocional, deixa você tensa, nervosa, desestabilizada” e com “vontade de sumir, por conta desta história”.
“Um relacionamento ordinário pode impedir a gente de seguir em frente. Tem muitas mulheres ficando louca de verdade, enlouquecendo emocionalmente e adoecendo fisicamente por conta de histórias assim. E é isso que a gente precisa, tentar se livrar dessas relações perversas que muitas vezes a gente se submete por medo da solidão.”
Apesar de falar sempre usando substantivos sempre no feminino, Maíra garante que o livro não é destinado apenas ao público feminino. “Eu acho que esse livro não é voltado só para mulheres, mas sim para todas as pessoas que venham se submeter a relações inconstantes, instáveis. Agora as mulheres, justamente por conta da pressão social, terminam sendo mais vulneráveis a esse tipo de situação.”, finaliza.
Em São Paulo o lançamento do livro acontece no dia 17, às 19h, na Livraria Blooks. Para adquirir o livro “Como se livrar de um relacionamento ordinário”, clique aqui.