19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Cinema Por que o Egito retratado branco não incomoda?

Por que o Egito retratado branco não incomoda?

Nesta semana, a oficialização de Halle Bailey como protagonista de A Pequena Sereia abriu mais uma discussão sobre representatividade no cinema. Com argumentos de que Ariel seria norueguesa, internautas reclamaram da atriz negra na representação da sereia.

Inicialmente, vale pensar que sereias não existem, ao que tudo indica. Logo, poderiam ser de qualquer cor. Mas muito mais evidente e importante que isso, essas discussões na internet trouxeram mais uma questão à tona: o racismo.

Afinal, o público que se incomoda com uma Ariel negra jamais se importou com um Egito branco. Sem contar com boa parte das pessoas que sequer sabe que o país fica no continente africano.

Nesse sentido, argumentos como “a Ariel não pode ser negra porque a origem dela é outra” seriam incoerentes mesmo que a história de A Pequena Sereia fosse real.

Uma parcela da população tem se incomodado com os espaços brancos sendo ocupados, dia após dia, por negros. E que isso aconteça cada vez mais com o cinema, uma das mais importantes e admiráveis artes, para que negros se sintam representados.

E que argumentos falaciosos não sejam usados a fim de deslegitimar conquistas como uma Ariel negra. Foram anos de representantes da história negra retratados como brancos ou sequer retratados. Uma Ariel negra é só o começo.

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES